Lais/UFRN recomenda flexibilização do uso de máscaras com vacinação completa de 80% no RN

 


Desobrigar o uso da máscara em locais abertos. Essa é uma das recomendações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN) para quando a população do Rio Grande do Norte alcançar um total de 80% totalmente vacinada contra a Covid-19. O Lais divulgou nesta sexta-feira (26) um relatório com esse e outros conselhos para serem adotados pela Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap) ou não. A previsão é que essas medidas possam entrar em vigor na segunda semana de dezembro, quando 4 em cada 5 potiguares estarão vacinados.

O Lais recomenda ao Sesap desenvolver estratégias inovadoras para imunizar as pessoas que não iniciaram ou não concluíram o seu esquema vacinal, além de desobrigar o uso de máscaras em ambientes abertos a partir da segunda semana de dezembro de 2022, quando o RN irá ultrapassar os 80% da sua população adulta totalmente vacinada, ou seja, quem tomou as duas doses das vacinas da Pfizer, Coronavac e Oxford, e a dose única da Jansen.

Para ambientes fechados, como estabelecimentos e transporte público, a recomendação por parte do Lais é continuar a exigir o uso obrigatório de máscaras o tempo inteiro, quando as pessoas não estiverem se alimentando, até alcançar um total de 85% de toda a população do RN completamente vacinada. 

Caso os indicadores se mantenham nos mesmos níveis atuais e o processo de vacinação continue a avançar, na avaliação do Lais, é possível realizar grandes eventos em ambientes abertos e bem ventilados com segurança. Neste caso, a recomendação é garantir que todos estejam com seu esquema vacinal completo e que haja uma fiscalização rigorosa quanto à exigência do certificado digital de imunização.