Governo Federal entrega internet gratuita com alta velocidade no nordeste potiguar

 


O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participa de inauguração de 30 pontos de inclusão digital do programa Wi-Fi Brasil no nordeste do Rio Grande do Norte, levando internet de alta velocidade para a região do Mato Grande, que integra 15 municípios no Estado. O evento acontece na segunda-feira (29/11), em Ceará-Mirim (RN), município que receberá 10 pontos. A ação também marca a entrega de máquinas do programa Computadores para Inclusão e de trechos da rede Infovia Potiguar.

"Assumimos o Ministério em junho do ano passado com a missão dada pelo presidente Jair Bolsonaro: de conectar o Brasil. Nós somos 213 milhões de pessoas, das quais somente 48 milhões não tinham internet e vivam outra realidade. Com o Wi-Fi Brasil, levamos conexão de alta velocidade para 9 milhões de pessoas e vamos chegar a todos os cantos do país", enfatizou Faria. O programa oferece, gratuitamente, acesso à internet com a ativação de pontos de inclusão digital e conexão via satélite, em instituições e áreas públicas em localidades com pouca ou nenhuma conexão.

Para a deputada federal Carla Dickson, "a tendência é a tecnologia cada vez mais evoluir e o Brasil está despontando como um dos centros pioneiros de tecnologia no mundo, graças ao trabalho do ministro Fábio Faria". Com a entrega de mais 30 pontos, dez deles em Ceará-Mirim e 20 em escolas da região do Mato Grande, o Rio Grande do Norte chega a 419 pontos instalados - quase 80% deles levando conexão para a zona rural - beneficiando os cerca de 250 mil habitantes que residem na região.

As cidades que compõem a região do Mato Grande, localizada no nordeste potiguar, são: Bento Fernandes, Caiçara do Norte, Ceará Mirim, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros.

DOAÇÃO DE COMPUTADORES - No âmbito do programa Computadores para Inclusão, serão destinadas 500 máquinas recondicionadas aos pontos de inclusão digital. A iniciativa integra o esforço para doar mais de 10 mil computadores até o final de 2023 e formar mais de 5 mil pessoas.

Os equipamentos são reformados por uma equipe de técnicos dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), que limpam, substituem peças e componentes com defeito e instalam sistemas operacionais livres, deixando o computador pronto para utilização dos novos usuários.

FIBRA ÓTICA - Também será entregue a conclusão da Rede Metropolitana Ceará-Mirim e do trecho de longa distância entre a cidade e João Câmara, que faz parte do Setor Leste da Infovia Potiguar. A rede interliga os municípios do Estado com fibra ótica, oferecendo internet gratuita de altíssima velocidade. O projeto conta com apoio do MCom, que garantiu o repasse de R$ 10 milhões.

ALTA DEFINIÇÃO - A cidade de Touros também passa a receber, a partir desta segunda-feira, por meio do programa Digitaliza Brasil do MCom, a estrutura para transmissão do sinal de TV Digital, e já conta com a programação variada de três emissoras: da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (canal 47); da Câmara dos Deputados (19); e da Empresa Brasileira de Televisão (17). A meta do MCom é que até o fim do 2023 todos os municípios brasileiros com transmissão com televisão analógica em operação sejam digitalizados.