TransCoop Natal emite nota pública à população

 

Maria Edileuza de Queiroz, presidente da TransCoop Natal


NOTA PÚBLICA

 

                A COOPERATIVA DE TRANSPORTADORES AUTÔNOMOS DE NATAL (TRANSCOOP NATAL), diante da ampla veiculação de notícias sobre atos arbitrários de recusa do cartão de passagem (bilhetagem eletrônica) por parte dos transportadores alternativos, ocasião em que esses veículos estariam apenas aceitando a entrada de passageiros mediante o pagamento de dinheiro em espécie, VEM A PÚBLICO TRAZER OS ESCLARECIMENTOS QUE SE FAZEM NECESSÁRIOS.

Inicialmente, cumpre-se registrar que o Município de Natal/RN, originalmente responsável pela implantação do sistema da bilhetagem eletrônica, apresentou inúmeras dificuldades para sua efetiva implantação, razão pela qual, inclusive, essa tarefa terminou sendo incumbida ao SETURN – Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos.

O referido tema, inclusive, foi objeto da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual contra o Município de natal/RN (ACP nº 0842885-74.2015.8.20.5001), onde fora determinado ao SETURN providenciar a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica de todos os permissionários do sistema de transporte público alternativo habilitados nos termos da Lei nº 4.882/97.

Cumpre-se registrar ainda que inúmeros permissionários, do sistema como um tudo, estão passando por consideráveis obstáculos para se enquadrarem no processo de regularização atualmente capitaneado pelo SETURN, razão pela qual, estão tendo os seus validadores eletrônicos desligados.

Por outro lado, cumpre-se esclarecer, de forma contundente, que os supostos atos arbitrários que estão sendo comunicados amplamente nas mídias locais NÃO ESTÃO SENDO COMETIDOS POR VEÍCULOS DE TRANSPORTE ALTERNATIVO EFETIVAMENTE VINCULADOS À TRANSCOOP NATAL.

Apesar de, infelizmente, as notícias estarem sendo veiculadas com veículos revestidos com a faixa desta Cooperativa, TAIS CONDUTAS NÃO ESTÃO PARTINDO DE PERMISSIONÁRIOS E/OU MOTORISTAS PERTENCENTES AO SEU QUADRO DE SÓCIOS     .

Por essa razão, as referidas condutas não devem ser estendidas para toda a categoria, especialmente para os permissionários vinculados à esta cooperativa.      

 

Ademais, QUAISQUER CONDUTAS NESSE SENTIDO, QUE VENHAM A SER PRATICADAS POR TERCEIROS UTILIZANDO INDEVIDAMENTE A FAIXA DESTA COOPERATIVA SERÃO DEVIDAMENTE ANALISADAS E, SENDO O CASO, PUNIDAS.

Tais condutas afrontam diretamente os objetivos e princípios desta cooperativa e não serão toleradas.

Assim, a Cooperativa de Transportadores Autônomos de Natal repudia a postura de determinados permissionários do serviço público, esclarecendo, mais uma vez, que estes não guardam qualquer vínculo com a TransCoop Natal e fatalmente enfraquecem a luta e imagem da categoria.

Nesse encalço, esta Cooperativa se coloca à disposição para os esclarecimentos e informações que se fizerem necessários, bem como ratifica que sempre estará ao lado dos usuários, buscando um sistema de transporte público justo, eficiente e de qualidade para toda a população natalense.

 

04 de outubro de 2021.

 

 

______________________________________

MARIA EDILEUZA DE QUEIROZ

PRESIDENTE DA TRANSCOOP