População de Natal cobra reativação de 35 linhas de ônibus afetadas na pandemia

 


A manhã desta quarta-feira (8) foi de discussão e protesto na sede da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Líderes comunitários de todas as regiões de Natal foram ao local protestar contra a suspensão de linhas de ônibus que atendem a população e cobram a reativação dos itinerários. A STTU, no entanto, afirma que ainda não será possível realizar a normalização do serviço.

Segundo os manifestantes, são 35 linhas de ônibus que foram suspensas ou que tiveram drástica redução no número de veículos em circulação. Eles afirmam que a demanda pelos serviços voltou após a flexibilização das restrições decorrentes da pandemia da covid-19 e, por isso, deveria haver a retomada dos serviços à integralidade. Porém, a STTU afirma que o número de passageiros ainda é insuficiente para retomadas de antigos itinerários.

A pasta explicou durante a reunião que a média era de 350 mil passageiros circulando nos ônibus de Natal no ano passado, em período pré-pandemia, mas que agora o número mais recente aponta para 165 mil passageiros. Assim, a pasta entende que ainda não é possível cobrar das empresas a retomada das linhas. Além disso, a própria pasta discute a atualização dos itinerários dos ônibus na capital.

Não houve um acordo e haverá um novo encontro entre os representantes da população e o Executivo.

TRIBUNA DO NORTE