Pai e filho lançam romance de ficção científica escrito em plena pandemia

 


O que fazer com um pré-adolescente para passar o tempo dentro de casa durante o auge da Covid-19? O premiado dentista e filantropo Jayme Alencar de Oliveira Filho e seu filho, Jayme Sampaio Alencar, de 12 anos, resolveram escrever um livro. Radicados nos Estados Unidos desde 2004, lançaram o original, “Singularity”, em 2020 pela editora Global Summit House. Agora é publicada a versão em português.

Com ótima recepção da crítica, a obra está neste momento em fase de roteirização para o cinema, pelas mãos de Anthony Guilianti, que tem no currículo mais de mil produções cinematográficas para estúdios como Universal, Disney, 20th. Century Fox, Warner Brothers e Relativity Media, entre outras gigantes do ramo.

A história se passa no final do século 21, em um planeta Terra agonizante por causa do aquecimento global e da superpopulação. Várias gerações de cientistas espaciais tentam salvar a espécie humana até que um homem e sua filha – ambos imigrantes brasileiros vivendo nos EUA – descobrem como se transportar ao espaço sideral através dos buracos negros. No volume, há menções aos cientistas Albert Einstein e Carl Sagan, e ao filme “Interestelar”, de Christopher Nolan, com Matthew McConaughey e Anne Hathaway no elenco.  

“O livro foi escrito por nós durante o vazio da pandemia. Foi uma maneira de chamarmos atenção para a destruição do meio ambiente causada pelos seres humanos, de várias formas, em todos os países. Aproveitamentos o período em que tudo parou para deixarmos, eu e meu filho, um alerta sobre a importância de cuidar do planeta”, conta Jayme, 45 anos.  A veia de escritor é de família: cearense, ele é primo do grande romancista José de Alencar.

Esse é o segundo livro de Jayme, o filho. O primeiro foi “Brother Bear”, lançado em 2017 pela editora Xilibris, quando tinha apenas 8 anos. “Trata-se de uma fábula que conta a história de dois irmãos ursos órfãos que precisam viver sozinhos na floresta, enfrentando vários perigos”, explica o estudante, que nasceu nos Estados Unidos em 2009.

“Singularidade”, em versão para o Português, está à venda na Amazon ou pelo link   Singularidade - umlivro.

 

SOBRE O AUTOR

Jayme Alencar de Oliveira Filho é escritor, membro da Brazilian International Academy of Literature; filantropo e dentista cearense, atualmente radicado nos Estados Unidos. É  primo do romancista José de Alencar e tataraneto da líder feminista e anti-monarquista Barbara Alencar, considerada a primeira presa política do Ceará. Nasceu em 1976 na cidade de Fortaleza (Ceará). Jayme é filho do filósofo e professor cearense Jaime Alencar de Oliveira e Maria Marlene Silva Alencar. Jayme Alencar passou a infância e a juventude em Fortaleza (CE) e acabou seguindo a carreira acadêmica em Odontologia na UFCE em 1994. Foi professor assistente (1997) e posteriormente pesquisador em projetos científicos voltados em Estomatologia, envolvendo Pacientes Especiais com doenças sistêmicas, fissuras labiopalatinas e outras  patologias orofaciais. De 2007 a 2009 foi professor na Universidade de Miami. Em 2012 mudou-se de Miami para Virgínia, onde reside atualmente.

 

Jayme Alencar conheceu sua esposa, a médica Cristina Sampaio, quando ambos trabalhavam no Programa Saúde da Família  em 2002. Casaram-se em 2004 e foram para os Estados Unidos onde nasceu o filho Jayme Sampaio Alencar (2009), também escritor. O casal pode se considerar praticamente uma versão moderna e bem-sucedida  de Romeu e Julieta. As famílias Sampaio e Alencar protagonizaram muitas disputas políticas sangrentas que aterrorizaram a cidade de Exu em Pernambuco desde 1939, que resultaram em tragédia e um saldo de 40 mortos. A paz entre as duas famílias teve intervenção do governo federal e do Rei do Baião, o cantor e compositor Luiz Gonzaga.