ONG ReforAmar busca ajuda para reformar casa de criança de 10 anos em Natal

 


A ReforAmar, organização não governamental (ONG) que reforma voluntariamente imóveis de pessoas e instituições filantrópicas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, se prepara para realizar mais uma ação. A transformação desta vez será na casa de Franciele, criança de apenas 10 anos, da comunidade do Passo da Pátria, em Natal.

Franciele, mais conhecida como Fran, é vizinha da Dona Salete, a contemplada da 14ª ação da ReforAmar, cuja entrega foi realizada em junho deste ano. Durante a reforma na casa da Dona Salete, Fran conheceu e se apaixonou pela ReforAmar, passando não somente a acompanhar o trabalho dos voluntários, como também a ajudar, colocando literalmente a mão na massa e, assim, passou a ser chamada carinhosamente por todos de voluntária mirim. Ao final da ação, ao ver o resultado da reforma na casa da vizinha, Fran ficou feliz e emocionada em poder ter ajudado a realizar aquela transformação que declarou: “quando crescer, quero ser engenheira!”

Ainda durante as obras, Fran passou a convidar os voluntários para participarem da sua festa de aniversário que aconteceria em breve, mas ao realizar uma visita à casa da menina, os voluntários descobriram que a família não tinha condições de realizar a comemoração e, então, se reuniram e organizaram uma festa surpresa para ela, com direito a bolo, decoração e muita alegria. 

De acordo com a ONG, ao visitarem a casa daquela menina que tanto queria ajudar a vizinha a realizar o sonho de ter uma moradia mais segura e acolhedora, os voluntários perceberam também a necessidade de reforma. Teto com goteiras, fiação elétrica exposta, falta de privacidade acústica, piso abaixo do nível da rua, falta de ventilação, além da necessidade de móveis e eletrodomésticos foram alguns pontos detectados pela equipe. 

“O imóvel se enquadrava em todos os critérios de seleção estabelecidos pela ONG. Então por que não beneficiar a família da Fran com uma reforma? A ReforAmar decidiu, pois, abraçar mais essa causa e propiciar à pequena voluntária um lar mais digno e seguro”, explicou a instituição. A ReforAmar é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2018, que busca, através de reformas, levar segurança e conforto para as famílias carentes, ajudando-as a realizar o sonho de ter uma moradia digna. As ações transformam vidas e dignificam pessoas. Em três anos de existência, 19 ações foram realizadas, 14 casas já foram reformadas e aproximadamente 4.000 pessoas beneficiadas.

Para a transformação da casa da família da Fran, a ReforAmar está em busca de colaborações. São várias as formas de ajudar: ser voluntário, divulgar as ações, contribuir financeiramente, doar materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e itens de decoração. Para saber como fazer isso, basta acessar a página da ONG no Instagram e clicar no link disponibilizado no perfil @reforamar_ ou através do site www.reforamar.org.br.