Homem é preso por asfixiar e jogar filho do 11º andar

 


Um homem foi preso, nesta quinta-feira (16), pelo homicídio do próprio filho, de 10 anos. O caso aconteceu em junho, quando a criança teria caído do 11º andar de um prédio localizado na rua Indaiá Grande, na Fazenda Aricanduva, zona leste de São Paulo. Inicialmente, a morte do garoto foi tratada como suicídio.

De acordo com a Polícia Militar, o nigeriano Celestine Anyaso matou o filho para se vingar da ex-mulher, que não queria reatar o relacionamento. Os dois perderam o contato há cerca de 10 anos, quando Celestine foi preso por tráfico internacional de drogas. A prisão ocorreu pouco tempo depois do registro da criança, feito a contragosto por Celestine, segundo a mãe da vítima.

Após deixar a prisão, em janeiro deste ano, o nigeriano voltou a procurar a mulher afirmando que queria restabelecer laços com o filho, batizado como Hamilton. Com o consentimento da mãe, Celestine adquiriu o direito à guarda compartilhada do filho.

Em junho, pouco tempo depois de deixar Hamilton no apartamento do pai, onde ele ficaria durante o final de semana, a mulher recebeu um telefonema de um amigo do ex-companheiro, afirmando que a criança teria passado mal e havia sido levada para o Hospital Santa Marcelina, onde morreu.

Na época, Celestine chegou a ser detido, mas foi liberado após prestar depoimento à polícia. Ele contou que ouviu um barulho no quarto e, ao averiguar do que se tratava, encontrou o filho sentado na janela com as pernas do lado de fora. A versão afirmava ainda que Hamilton teria se jogado logo após ter pedido desculpas. Ao sair da delegacia, o nigeriano não foi mais encontrado.

No mês seguinte ao suposto suicídio, o crime foi revelado após a perícia constatar vestígios de sangue no apartamento de Celestine e descobrir que, antes da queda, Hamilton já estava morto, vítima de asfixia mecânica.

Mesmo antes da expedição do mandado de prisão, a mãe da vítima iniciou uma investigação por conta própria em busca de Celestine. Nesta quinta-feira, o nigeriano foi avistado pela mulher, que o seguiu e acionou a polícia. Celestine foi preso no 8º distrito policial e será, em breve, transferido para uma penitenciária.