É mentira que o WhatsApp será bloqueado em 7 de setembro no Brasil; entenda

 


Uma onda de boatos e desinformação ganhou força neste final semana a respeito de um suposto bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A informação, porém, é mentirosa.

As fake news que circulam sobre o tema dizem que tal bloqueio se daria por 48h no período do dia 7 de setembro, data em que estão marcadas diversas manifestações pelo Brasil. Segundo as mensagens, a ideia por trás da suspensão do WhatsApp no país seria a de impedir que tais manifestações fossem divulgadas.

Além de não haver qualquer indício da justiça brasileira, seja do TJ-SP, do Supremo Tribunal Federal (STF) ou de qualquer órgão, o vídeo que “comprova” o tal bloqueio é, na verdade, uma reportagem antiga do canal Globo News sobre um pedido de bloqueio do “Zap” pelo TJ-SP realizado em 2015.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nas imagens, extraídas do canal Globo News, é possível ver o apresentador Dony De Nuccio falando que o TJ-SP determinou o bloqueio do app por 48 horas “a partir da meia-noite de hoje”. A não menção a datas facilitou a retirada de contexto da reportagem, mas uma busca no site da emissora mostra que elas foram ao ar na noite de 16 de dezembro de 2015. Além disso, De Nuccio não integra o quadro de jornalistas da Globo News ou de qualquer outro veículo da Rede Globo desde 2019.

Um link do site Jusbrasil, também de 2015 e que trata do mesmo tema, também tem sido compartilhado fora de contexto para reforçar as mentiras a respeito do suposto bloqueio do mensageiro. Apesar de o texto em questão indicar que foi publicado há seis anos e de as datas citadas na publicação também destacarem que a notícia não diz respeito a algo atual (afinal ela menciona a meia-noite de quinta-feira, 17, como início do bloqueio), muita gente parece ter compartilhado o link sem clicar e conferir — um prato cheio para a distribuição de boatos e desinformação.