Troféu Cultura anuncia vencedores em noite de homenagens neste domingo


A 16ª edição do Troféu Cultura anunciará os 13 vencedores em uma noite repleta de shows e homenagens. A cerimônia será transmitida a partir das 19h pelo canal NMP no youtube e no facebook, diretamente do Teatro Riachuelo.

 

Homenagens e surpresas. Por isso mesmo serão apenas alguns bons spoilers do que irá acontecer neste domingo. Já na abertura, um espetáculo circense dirigido por Clenor Junior, seguido de show do cerimonialista da noite, Isaque Galvão cantando 'Cidade Amor', de Glorinha de Oliveira.

 

A noite assistirá ainda homenagem em VT ou no palco para o dramaturgo e escritor Júnior Dalberto e o radialista e artesão Arruda Sales, na performance do artista Fernando Mendes.

 

A cantora e compositora Vic Kabulosa interpretará a canção 'Plene', da cantora Potyguara Bardo, indicada a Artista do Ano nesta edição.

 

A dança estará bem representada com apresentações da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Grupo Araruna de Danças Folclóricas, do Balé Municipal de Natal e da Cia de Dança Xaxado de Parnamirim, com o espetáculo Retratos do Cangaço.

 

No intervalo entre o anúncio das categorias vão ter shows. Viviane Sagres inicia as homenagens ao conjunto da obra de Pedro Mendes, cantando ‘Esquina do Continente’.

 

Carmem Pradella e Levi Ribeiro interpretam 'Cidade do Sol', da banda potiguar de reggae, Rastafeeling. Na sequência, uma das grandes revelações da música potiguar, Samara Alves interpreta 'Flor de Canela', de Dudu Galvão.

 

O homenageado e também indicado ao prêmio de melhor cantor, Pedro Mendes sobe ao palco para cantar seu maior clássico, 'Linda Baby' para celebrar os 40 anos deste hino não oficial de Natal. O cantor e compositor Lee Araújo vem na sequência com a canção 'Simples', de sua autoria.

 

Após o anúncio de todas as categorias, uma presença ilustre, em apresentação ao vivo, por meio de link, a homenageada em vida desta edição do Troféu, Terezinha de Jesus.

 

Votação

 

A votação hospedada no blog Papo Cultura foi encerrada e registrou mais de 18 mil votos em um mês, com média de quase 1400 votos por categoria. E se algumas indicações venceram com larga margem, outras, como o Audiovisual, registrou disputa acirrada vencida por apenas dois votos.

 

"Esta edição, diferente dos últimos anos, foi preciso improvisar, correr em busca de patrocinadores para viabilizar o prêmio e não aumentar a lacuna de mais um ano sem o Troféu, interrompido pela pandemia. Tentamos brindes também para prestigiar de alguma forma os vencedores, mas sempre ressaltando que o mais importante é a divulgação e o reconhecimento que eles merecem e precisam ter junto ao público", ressaltou o idealizador do Troféu Cultura, Toinho Silveira.