Livro "O Pôr do Sol da Pandemia em Fotos" do jornalista Casciano Vidal é lançado

 


Novidade do Rio Grande do Norte no mercado editorial nacional, a Editora Viseu está fazendo a pré-venda do livro “O PÔR DO SOL DA PANDEMIA EM FOTOS – BRASIL 2020 – Como sobrevivi ao pandemônio de informações e curei dores emocionais na quarentena da Covid-19 – Obrigado Irmão Sol!” do jornalista Casciano José Vidal, onde ele narra o seu drama pessoal no medo e enfrentamento do coronavírus, com as medidas de segurança sanitárias, ao mesmo tempo em que revela suas emoções, faz uma viagem profunda em seus sentimentos, para curar dores emocionais “menores do que o medo de morrer”, segundo ele.

O autor, cujo livro está em pré-venda no site da Editora Viseu (www.editoraviseu.com.br), até o próximo dia 23, quando entrará em fase de lançamento, nas versões do livro físico, em papel, nas livrarias, como também em sites especializados da internet, juntamente com o e-book, relata como surgiu a ideia de escrever a sua Autobiografia.

“No primeiro momento do isolamento social da pandemia, eu estava em casa, sozinho, com muito medo. Automaticamente, passei a fotografar o pôr do sol, da varanda do meu apartamento, como uma ocupação diária, além da neurose de limpar tudo com álcool 70 e lavar tudo com água sanitária, diluída em água potável”, afirma, acrescentando que durante os primeiros 120 dias do isolamento social, só saia de casa para a farmácia, em busca de remédios, e para o supermercado fazer a feira de alimentos e outros produtos para a manutenção da casa.

Ele prossegue: “Naquele período inicial da pandemia, tive muito medo de morrer e chorei diversas vezes sozinho. É triste pensar que é possível morrer sem se despedir dos seus mais próximos, das pessoas mais queridas, que você realmente ama. Por isso resolvi escrever, para contar às pessoas que amo, quem eu sou e como me comporto em várias situações da minha vida, até mesmo buscando explicar e justificar comportamentos, ações e atitudes de tempos passados”.

Casciano afirma que foi desse medo e da perspectiva do final da vida, que ele começou a usar mais a razão e menos a emoção. Passou a raciocinar em como poderia cuidar do espírito, da mente e do corpo. Daí foi só um passo para rezar mais, selecionar as informações que acessava e cuidar melhor da alimentação, buscando a saúde, como forma de se proteger do coronavírus e da doença Covid-19.

“Quando deixamos o emocional nos dominar, perdemos completamente a noção da realidade e a percepção racional da vida”, declara o jornalista, dizendo ainda que é nessas horas, sem uso de drogas (álcool principalmente), que procuramos uma saída para enfrentar o medo de morrer e caminhamos em direção a racionalidade para controlar as emoções.

Daí ele encontrar a saída para perceber melhor a presença de Deus no universo, através da contemplação do pôr do sol, bem como da mudança de hábitos, começando pela repetição de orações várias vezes ao dia, seguida de uma seleção de leituras mais agradáveis e também de alimentos que reforçam as defesas naturais do organismo, contra vírus, bactérias e doenças em geral.

Sobre o título do livro, que tem 150 páginas, o autor afirma que “O pôr do sol da pandemia, poderia ser o meu desejo de que findasse a pandemia, ou talvez fosse uma reação inconsciente provocada pelo meu medo de morrer, do fim da minha vida”. Lá estão 104 fotos do pôr do sol, com os comentários diários do autor, fotografado nos primeiros 4 meses do isolamento social mais rígido do princípio da pandemia, publicadas nas suas redes sociais da internet.

No livro estão as dicas de Casciano Vidal para que o leitor possa conquistar uma vida mais saudável, não somente do ponto de vista alimentar, mas também nas questões emocionais, na convivência social e na sua relação com a família, o trabalho, os amigos e com a necessidade de se religar com Deus. Também tem o que evitar para viver melhor, segundo o autor.

“Estão no livro as minhas descobertas e a minha experiência em pouco mais de 60 anos de vida, de tudo que pode nos prejudicar, bem como a forma de nos livrarmos de tudo o que incomoda e faz mal. No isolamento, sozinho, visitei todas as minhas dores emocionais, desde a infância, passando pela fase adolescente até chegar a fase adulta e perceber que valorizamos o que não deveria ser valorizado ao longo da vida, principalmente o que machuca e não devemos tolerar”.

No final das contas, segundo Casciano Vidal, o que importa mesmo é o amor: “Amor a Deus, amor-próprio e amor ao próximo”. Ele destaca que algumas pessoas podem acreditar que tem dificuldades em amar, mas recomenda a prática das virtudes humanas como um caminho para se chegar ao amor. Assim, descobrimos que o amor é mais importante, porque de tudo que a vida oferece, é ele que garante acomodar, alegrar, confortar, traz felicidade, liberdade, paz, segurança e tranquilidade, declara. “De todas as virtudes, o amor é a maior delas e podemos chegar ao amor através das outras virtudes humanas, especialmente a gratidão. Gratidão a tudo e todos os acontecimentos das nossas vidas”.

A história contada por Casciano José Vidal, está entremeada por citações e escritos de várias fontes e personalidades do universo religioso, político, literário, das ciências e artístico, como o Hino ao Amor Cristão, da Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios; o Cântico ao Sol, de São Francisco de Assis; palavras do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; o presidente da Rússia, Wladimir Putin; o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, Guimarães Rosa, Antoine de Saint-Exupéry, William Shakespeare, Edgar Morin, Isaac Newton, Hipócrates, Marcos Sá, Luís da Câmara Cascudo, Fernando Sabino, Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza), Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), Frida Khalo e Carlos Zens.

Casciano ressalta que não foi tão complicado escrever o livro. “É fácil! Basta ter o hábito de ler e também o de escrever. Saber juntar as letras, formar palavras, frases, parágrafos, páginas, capítulos, narrando uma história de forma simples e objetiva, sem complicações, com início, meio e fim”.

Ele conta que depois disso enviou o seu trabalho para algumas editoras do país e, apesar da maioria estar sem atividades na pandemia, recebeu um e-mail da Editora Viseu, informando que o seu livro estava aprovado pelo Conselho Editorial.  Daí para a publicação foi só assinar o contrato e trabalhar para finalizar o livro.

Após a pré-venda, na fase de lançamento, a obra vai ser comercializada através do site da Viseu, bem como rede de lojas online parceiras, com a comercialização do livro impresso, nos Sites da Viseu, Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino. Também estará à venda o e-book, através da Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).

Na sinopse do livro de Casciano José Vidal, a Editora Viseu, assim o apresenta: “Nessa narrativa pessoal, profunda e reveladora encontramos reflexos de sentimentos alheios, oriundos de todos aqueles que viveram tempos obscuros de uma pandemia em pleno século 21. ‘O Pôr do Sol da Pandemia em Fotos’ é um convite para mergulhar no mais íntimo do ser humano em tempos de crise, quando o medo se estabelece, quase sempre, como sentimento principal. Um relato de temores, mas também de esperança, que nos convida a refletir sobre as oportunidades que a vida nos dá de enxergarmos tudo de um outro modo. Uma leitura que nos lembra da finitude do ser humano em SER humano.” O livro é uma Autobiografia e também é catalogado como Equilíbrio Pessoal. A capa está editada em cima da obra da artista plástica Ariel Guerra, que a deu de presente ao autor.

O autor é jornalista profissional, comentarista de notícias e apresentador de televisão, multimídia, self-made-man, acumula experiências de mais de 40 anos em comunicação – televisão, rádio, revista, jornal, agência de propaganda, produtora cinematográfica, instituto de pesquisa, redes sociais, mídias digitais e vendas. Fundador do Instituto Índice Pesquisa, o primeiro do Rio Grande do Norte, desde 1986, especialista em pesquisa de mercado, de mídia e de opinião – quantitativas e qualitativas, serviços técnicos. Consultor e conselheiro nas áreas de comunicação social, jornalismo, marketing político, marketing eleitoral, marketing governamental, publicidade, propaganda e vendas, com atenção especial na prevenção e gerenciamento de crises.

Feliz com o novo livro já iniciando as vendas, o autor declara: “Agora é aguardar a conclusão da pré-venda e torcer para que as pessoas comprem, leiam, aceitem, gostem e recomendem à outras pessoas, construindo uma rede de distribuição do conhecimento sobre Equilíbrio Pessoal, baseado na minha própria experiência de vida”, finalizando.

Link para a compra do livro na pré-venda da Editora Viseu...

https://www.eviseu.com/pt/livros/2076/o-por-do-sol-da-pandemia-em-fotos-brasil-2020-como-sobrevivi-ao-pandemonio-de-informacoes-e-curei-dores-emocionais-na-quarentena-da-covid-19/

Link para auto-entrevista... O PÔR DO SOL DA PANDEMIA... É por aí!...

https://www.facebook.com/100000932011775/posts/5993192017388473/?d=n

Contato:

Casciano José Vidal

Telefone / whatsapp 84 99990-1473