Histórias além das quatro linhas

 


Uma transmissão de futebol é muito mais que apenas os 90 minutos de bola rolando. Há todo um preparativo, organização, testagem de equipamentos, estudos sobre as equipes, apuração e muita brincadeira e diversão entre tudo isso. E quem entende muito bem desse assunto é Dionísio Outeda e Marcos Lopes, nomes conhecidos do rádio e do jornalismo esportivo potiguar.

Histórias eles têm de sobra. Já fizeram a cobertura de incontáveis jogos. No currículo, possuem acessos inesquecíveis de América e ABC, quedas e derrotas traumáticas e até mesmo final de Libertadores em outro país. E o que não faltou no meio disso tudo foi muita resenha.

A partir disso, surgiu a ideia do mais novo livro da dupla, “Transmitindo e Resenhando”, lançado na última quarta-feira, 4. Agora, além dos microfones, os dois dividem as páginas. Para Marcos, essa é a oportunidade de contar aos amantes do rádio as histórias pitorescas que não cabem em uma transmissão. “Sempre tive vontade de escrever um livro e apareceu essa chance de fazer um com o Dionísio. Acabei unindo o útil ao agradável.”

O livro tem 100 páginas, com 30 crônicas sobre as situações que já aconteceram com eles nesse longo tempo de carreira, entre jogos, viagens, até boas lembranças de companheiros antigos como o locutor Jorge Aldir, o “garganta de ouro”

Dionísio, popularmente conhecido como “Gringo”, é uruguaio, mas mora em Natal desde a infância. Formado em Jornalismo pela UFRN, já passou por diversos veículos de comunicação. Essa é sua quarta publicação. Com atuações no impresso, foi de estagiário até editor de jornal, mas sempre teve carinho e admiração pelo rádio. Já Marcos Lopes é uma das vozes marcantes do rádio potiguar.

No livro, ele mostra ao seu público um lado mais leve de seu perfil, distante do tom mais sério das transmissões. “Transmitindo e Resenhando” foi feito na intenção de alegrar o torcedor e mostrar tudo que acontece antes, durante e depois de uma cobertura.

NOVO NOTÍCIAS