Destaque entrega protocolo sanitário e aguarda aval de comitê científico para realização do Carnatal

 


A realização da edição de 30 anos do Carnatal segue indefinida. A empresa Destaque Promoções, organizadora da micareta, aguarda o aval do comitê científico do Governo do Rio Grande do Norte para confirmar se a festa vai ocorrer neste ano. Um protocolo sanitário foi entregue ao Executivo, na segunda-feira (30), prevendo as normas para realização do evento. Para que a festa ocorra, o 'sinal verde' do Poder Público precisa sair até 20 de setembro, segundo a Destaque.

O protocolo sanitário encaminhado ao Executivo foi elaborado com base em diversos eventos realizados ao redor do mundo. Segundo um dos diretores da Destaque Promoções, Roberto Bezerra, o que era possível e viável ser aplicado às normas do Carnatal foi incluído no protocolo. Entre as medidas, estão higienização de embalagens das bebidas disponíveis no evento, ampliação de pontos fixos para vendas e distribuição das bebidas, assim como a obrigatoriedade de comprovação de vacinação contra a covid-19 para os participantes do evento.

"Pegamos uma linha dos protocolos de grandes eventos realizados pelo mundo, como o Lolapalloza, e reproduzimos o que era de acordo com o formato do nosso evento. Só vamos realizar o evento com a aprovação das condições, do protocolo. Só faremos se houver a aprovação do Poder Público. Não iremos judicializar nada, de maneira alguma. Se for viável no ponto de vista sanitário e não colocar nosso público em risco, faremos (o Carnatal). Se não, não faremos neste ano", explicou Roberto Bezerra.

Anteriormente, o prazo para o sinal verde do Poder Público previsto pela organizadora da micareta foi o dia 1º de setembro. Porém, a Destaque ampliou até o dia 20 de setembro o limite para se ter uma resposta do Poder Público e fazer o lançamento da festa. A data programada para a festa é entre os dias 9 e 12 de dezembro, por isso a necessidade de determinar um limite para o lançamento em tempo suficiente para a organização da micareta.

"Já temos datas com os artistas, com os fornecedores e, caso tenhamos a liberação, assinaremos os contratos para realizar o Carnatal. Realizamos campanha em prol da vacinação entre os jovens, e eles têm comprado essa ideia no Rio Grande do Norte, ainda bem. Vamos aguardar o aval do Poder Público e nosso D0 (limite) para lançar o Carnatal é 20 de setembro. Se não tivemos a resposta positiva até lá, não teremos mais condições de fazer neste ano", explicou Roberto Bezerra. 

Decretos

Pelas normas atuais previstas no mais recente decreto estadual sobre a pandemia, no período de dezembro deste ano, quando está prevista a realização do Carnatal, já haverá a liberação total para os eventos de massa no Rio Grande do Norte, sem limites para público e percentual de ocupação. Porém, ainda de acordo com o decreto, a realização desses eventos, neste momento, precisam do aval da Secretaria Estadual de Saúde.

TRIBUNA DE NOTÍCIAS