Templos religiosos poderão funcionar com 100% da capacidade a partir de agosto, no RN

 

A Governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra (PT), publicou nesta quarta-feira (7) um novo decreto estadual com as orientações para a “retomada gradual das atividades socioeconômicas”, com validade até o dia 4 de agosto. No texto, o Governo do RN traz, entre outras determinações, as fases para a ampliação da presença de público nos templos religiosos; estimando a liberação da capacidade total a partir de 20 de agosto.

De acordo com o documento, a ocupação em igrejas, templos, espaços religiosos de matriz africana, centros espíritas, lojas maçônicas e estabelecimentos similares devem obedecer o seguinte cronograma:

  • Fase 1: a partir de 23 de julho de 2021, observada a ocupação máxima de 60% da capacidade do local;
  • Fase 2: a partir de 6 de agosto de 2021, observada a ocupação máxima de 80% da capacidade do local.
  • Fase 3: a partir de 20 de agosto de 2021, permitida a ocupação de 100% da capacidade do local.

O decreto, no entanto, ressalta que o avanço nas fases postas no cronograma ficam restritos aos municípios cujo indicador composto encontra-se classificado nas cores verde claro, verde escuro e amarela (Níveis 1 a 3). Essa classificação indica quais cidades são áreas seguras ou de alerta em relação na disseminação da Covid-19.

Além disso, o decreto também determina que os responsáveis por igrejas e templos serão responsáveis “por assegurar o controle e a higienização do local, bem como por orientar os frequentadores acerca dos riscos de contaminação pelo novo Coronavírus”.

Portal da Tropical