Fiocruz anuncia matéria-prima para 70 milhões de vacinas de Oxford

 


Na noite desta quinta-feira (1°), a Fiocruz informou  que assumiu com a AstraZeneca novo compromisso para aquisição de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) adicional suficiente para a garantir de mais 20 milhões de doses da vacina contra a Covid.

A agência disse ainda que, o segundo o compromisso firmado, as novas remessas de IFA para a produção de 20 milhões de doses têm previsão de serem enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro, o que garantiria uma produção contínua no segundo semestre, eliminando, dessa forma, o risco de interrupção por falta de insumo. Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro.

O anúncio ocorreu em reunião ocorrida esta semana entre a AstraZeneca e o Ministério da Saúde, com participação da Fiocruz. Estiveram presentes o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot; o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; e o vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho da Fiocruz, Mario Moreira.

“Sabemos o quanto tem sido difícil obter insumo adicional, dado o cenário internacional de escassez de vacinas e insumos. A aquisição do IFA adicional para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do esforço e empenho institucional, bem como da parceria que a AstraZeneca tem tido conosco desde o início, compreendendo a urgência de uma produção contínua e acelerada em nosso país”, destaca a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima.

No total, já foram entregues 65,9 milhões de doses ao PNI, incluindo 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já disponível na Fundação, estão garantidas entregas semanais até 23 de julho.