Especial homenageia Terezinha de Jesus neste sábado (31/07)

“Vento Nordeste –Terezinha de Jesus 70 anos” será transmitido pelo Youtube Cultura RN

 

A cantora potiguar Terezinha de Jesus completou neste mês de julho 70 anos de uma vida completamente dedicada à música. Cantora não penas das raízes nordestinas, mas de ritmos brasileiros, a intérprete marcou seu nome na história da Música Popular Brasileira e continua plenamente ativa.

Para marcar seu aniversário o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, exibem neste sábado (31/07) a partir das 19h no Youtube Cultura RN o programa “Vento Nordeste- Terezinha de Jesus 70 Anos”. A apresentação será feita pelo jornalista Moisés de Lima.

O especial terá as principais canções que fizeram a carreira da cantora como a “Vento Nordeste”, “Pra Incendiar seu Coração”, além das recentes “Carne dos Rios” e “Amor e Solidão” todas acompanhadas pelo tecladista Franklin Nogvaes e pelo guitarrista Rafael Gonzaga.  Há a participação da cantora Silva Sol, depoimentos de personalidades da cultura, além das saudações feitas pelo vice-governador Antenor Roberto e pelo Diretor-Geral da FJA Crispiniano Neto. Durante o programa serão abertas contribuições voluntárias à obra da artista.

Carreira

Terezinha de Jesus, nasceu em Florânia (RN) em 03 de julho de 1951. O seu pai, Josué Teodoro da Cruz, cantava, e a mãe, Maria de Menezes Cruz, tocava violão, a irmã, Maria Odaíres da Cruz Dantas, é cantora.

Terezinha de Jesus cantou, pela primeira vez, aos cinco anos de idade, em um palanque da prefeitura na cidade de Santa Cruz, interior do Estado, onde morou. Veio residir, em Natal em 1969 onde cursou até o segundo ano de serviço social.

Nas décadas de 1960 e 1970, Terezinha de Jesus, Odaíres e Mirabô fizeram sucesso em Natal com os músicos Marcos Tassino, Joel Câmera e Marcos Silva, entre outros, na época dos festivais e do tropicalismo.

Rio de Janeiro

Foi morar no Rio de Janeiro em 1972. Participou de um show ao lado de Zé Ramalho, Mirabô e Leno (Gileno e Banda) em 1978. A banda era composta por Joca Costa (guitarra), Hernan Torres (baixo) e Gustavo (bateria). Na capital carioca concluiu o curso superior de música, em 1980. Nos primeiros anos na cidade, foram seus companheiros Fagner, Morais Moreira, Gonzaguinha, Sueli Costa e Capinan. Adotou o nome “Terezinha de Jesus” por sugestão do compositor Abel Silva, apoiado por Paulinho da Viola e Capinam. Por indicação de Fagner, chegou a gravadora CBS. A cantora gravou nomes consagrados da MPB, entre eles, Fagner, Lupicínio Rodrigues, Capinam, Mirabô, Enoch Domingos e João Batista Campanholi.

Fez parte do coro na música Cidade do Sol, de Maurício Tapajós e Mirabô, gravada por Aldir Blanc e Maurício Tapajós. A cantora teve participação especial na música “Do Jeito que o Rei Mandou”, com Luiz Gonzaga e João Silva, gravada no compacto de Tácito Carvalho, e no LP “Notícias do Brasil”, do Quinteto Violado, cantando com Fernando Felizola. Participou ainda, dos Discos Ritmo, de Chico Batera; Taperoá de Vital Farias; Nordeste já, Projeto Vitrine; Asas da América 2 – frevo; O melhor do Nordeste – vol.II; Movimento Musical Brasileiro; Promocional CBS e Promocional n.4.

Em Natal

Voltou a morar em Natal em 1995, sendo atração local no Projeto Seis e Meia, da Fundação José Augusto, no Teatro Alberto Maranhão, em julho de 1996 (o cantor Belchior se apresentou na mesma noite), e em 1997(“janela para Dominguinhos). Algumas músicas de sucesso da carreira da cantora foram remasterizadas pela Polydisc, na coletânea do CD 20 Super sucessos, em 1997. 

Ícone potiguar e expoente de uma grande fase da música nordestina no Brasil, a veterana Terezinha de Jesus desde 2019 voltou a cantar. Aos 70 anos de vida, completados do último dia 3 de julho, ela lançou o videoclipe da música “Amor ou solidão” ( selecionado na Lei Aldir Blanc RN) no Youtube e Instagram. A canção, composta pelos mestres Mirabô e Capinam, assinala o desejo de Terezinha em retomar sua arte, apresentá-la às novas gerações e reencontrar os velhos fãs. Gravou também recentemente o clipe "Carne dos Rios", selecionado no Edital de Fomento à Cultura da Fundação José Augusto.



“Vento Nordeste –Terezinha de Jesus 70 anos”
Data: Sábado (31/07)
Horário: 19h
Canal: Youtube Cultura RN