Vereador Rafael Correia apresenta projeto para reconhecer o “grude de Extremoz” como patrimônio cultural imaterial do município

Vereador Rafael Correia apresentando "rascunho" do projeto a Francisco Canindé, presidente da Fundação de Cultura Aldeia Guajirú. 

O vereador Rafael Correia (Progressistas) apresentou no último dia 24 de fevereiro, um projeto para que a iguaria “grude” seja reconhecida como “Patrimônio Cultural Imaterial do município de Extremoz”.

Feito de forma artesanal, o grude está associado diretamente ao município. Extremoz é a terra do “Menino do Grude”, estátua que representa os garotos que vendem a iguaria nas estradas e ruas. Tem também a Casa do Grude e a atividade é importante geradora de emprego e renda no local.

A receita tradicional da iguaria leva goma de tapioca, açúcar, sal, manteiga, leite, coco fresco ralado e assado em folha de bananeira, o grude de Extremoz é uma atração à parte no município da Região Metropolitana, parada obrigatória para quem está a caminho do litoral norte do Estado.

O Projeto de Lei deverá ir para votação nas próximas sessões e a expectativa é grande do vereador Rafael Correia para sua aprovação.


Grude será reconhecido como “Patrimônio Cultural Imaterial do município de Extremoz”.