Com ônibus lotados, passageiros temem contaminação pela Covid-19 em Natal

 


Os passageiros de ônibus estão sofrendo com os veículos lotados durante os trajetos no dia a dia em Natal. Nas últimas semanas, com o crescimento dos casos de Covid-19 e alta lotação dos leitos de UTIs em todo o estado, os que precisam usar diariamente ou até eventualmente o transporte público temem o risco de contaminação.

"Ter medo a gente tem, mas na situação que a gente está tem que enfrentar esses ônibus lotados de todos os dias. É muito complicado, mas mesmo assim a gente tem que enfrentar e ir", disse a gerente de loja Crysline Ariel, que está grávida de quatro meses, e pega diariamente ônibus no bairro Alecrim, na Zona Leste de Natal.

A principal dificuldade relatada pelos passageiros é no horário de pico. Eles acreditam que o que contribui para a lotação é a insuficiente quantidade de ônibus que passam nesses horários.

"É uma dificuldade tremenda isso aí. Seria muito bom que as autoridades tomassem uma providência, mas não tem jeito, é hora de pico, ônibus lotado. É um risco muito grande pra nós", disse o aposentado Jessé Arthur de Oliveira, de 70 anos.

"A demora dos ônibus está muita. E isso causa medo. Tem muitas pessoas idosas e muitas outras pessoas que precisam pegar o ônibus. Mas precisa ter um distanciamento. Muitas pessoas necessitam de um hospital, de alguma coisa, e precisam pegar um transporte. E as linhas são muito poucas", falou o recepcionista Alexandre Lobato.

Mesmo quem precisa pegar eventualmente o transporte também reclama da falta das medidas sanitárias necessárias para prevenir o contágio pelo coronavírus.

"O prefeito deveria botar mais linha para o povo que está trabalhando, que adquire transporte. Eu mesmo procuro não sair de casa, para evitar, só para ir ao médico mesmo. E o necessário. Mas quem precisa, tem que ter mais linha mesmo, com certeza", disse a comerciante Ivanildes Gomes.

"Tem muita aglomeração pela manhã. Eu pego às 6h pra ir e é muita gente. Eu pego a cadeira do idoso e vou perto da janela, onde eu salto", falou a auxiliar de serviços gerais Maria Auxiliadora Farias.

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn) admite que o principal problema está nos horários de pico. Apesar disso, o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, garante que o incremento de algumas linhas nesses horários não vai resolver a situação. "Já aumentou e não resolveu. Não vai resolver. Não é a solução aumentar ônibus", disse.

Para Queiroga, há a necessidade de restringir o uso nos horários de pico. "É restringir o uso no horário de pico. Resolve o problema. É um decreto e amanhã já não vai ter. É imediato. Por que não toma essa medida? Aumentar não resolve o problema. É no Brasil todo. Tem que restringir o uso e escalonar os horários das repartições", disse.

Já o secretário municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Paulo César Medeiros, vê exatamente o aumento na frota nos horários de pico como solução. O titular da STTU disse que já há um projeto para melhoria desse cenário e que a pasta vai explicar aos representantes do Seturn essas propostas em uma reunião na tarde desta quarta-feira (3).

"Hoje nós vamos fazer uma chamada com o Seturn e explicar o que a gente pensou e está adotando. A gente tem absoluta certeza que mais viagens no horário de pico melhorará muito", disse Paulo César Medeiros.

"É óbvio que isso sozinho não resolve. A gente também fez esse desencontro dos horários de início de expediente, que também esperamos que tenha um efeito muito bom sobre essa aglomeração", falou.

No início da tarde desta quarta-feira (3), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), marcou uma reunião com a equipe da STTU para discutir a questão.

Natal amplia horário do comércio

A prefeitura de Natal republicou nesta quarta-feira (3) o decreto feito no último sábado (27) e ampliou o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na capital. Os comércios de rua receberam autorização para funcionar até duas horas a mais, em relação ao decreto anterior. Shoppings e supermercados também poderão abrir uma hora mais cedo, conforme o novo decreto.

Veja o que diz o decreto:

O comércio “de porta para a rua”, as galerias comerciais e os centros comerciais podem abrir das 8h às 18h todos os dias da semana.

- O que mudou: aumento de duas horas. Decreto anterior previa funcionamento das 9h às 17h de segunda a sexta e até às 13h no sábado.

Supermercados, hipermercados e atacarejos podem funcionar das 6h às 22h, todos os dias da semana

- O que mudou: aumento de uma hora, em relação ao decreto anterior, que previa abertura às 7h

Shopping centers, bem como suas respectivas praças de alimentação, podem funcionar das 9h às 21h todos os dias

- O que mudou: aumento de uma hora em relação ao decreto anterior, que previa abertura às 10h

Serviços de escritório, apoio administrativo, serviços imobiliários, de seguros e demais atividades de serviços deverão iniciar suas atividades às 8h30, com encerramento às 18h30, de segunda-feira a sexta-feira.

- O que mudou: Não constava no decreto anterior

Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, food parks e similares poderão abrir e funcionar a partir das 11h, com o encerramento do atendimento ao público às 22h e fechamento de suas atividades operacionais até, no máximo, as 23h.

- O que mudou: Nada.

O decreto ainda mantém a proibição de venda de bebidas alcoólicas entre as 22h e 6h, todos os dias da semana, inclusive nos supermercados e nas lojas de conveniência.

G1 RN