Presidente Nacional do MDB será o candidato do bloco de Maia à presidência da Câmara

 


O Presidente nacional do MDB e líder do partido na Câmara Federal, deputado Baleia Rossi (SP) foi o escolhido pelo bloco comandando pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para ser o candidato oficial à presidência da Casa.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (23), em reunião virtual entre lideranças dos 11 partidos do bloco: DEM, PSDB, MDB, PSL, PT, PDT, PSB, PV, PCdoB, Cidadania e Rede.

O anúncio oficial da escolha deve ser realizado por Maia ainda nesta quarta. O emedebista ganhou a disputa interna contra Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que não foi apoiado internamente pela própria legenda.

No último sábado (19), Baleia levou Maia a um encontro com o ex-presidente Michel Temer, uma das principais lideranças do partido, para tratar sobre sucessão na Câmara. A reunião acontecdeu no apartamento de Temer, na cidade de São Paulo.

Os partidos oposicionistas (PT, PDT, PSB e PCdoB), que integram bloco de Maia, prepararam um comunicado confirmando terem recebido a informação acerca da escolha do nome. “Solicitamos ao presidente Rodrigo Maia uma reunião com o Dep. Baleia Rossi para 2ª-feira (28), 14h, para apresentar ao mesmo o que esperamos que seja seu compromisso sobre os procedimentos na Câmara nos próximos dois anos. Nossos partidos caminharão unidos para garantir a vitória da democracia, a independência do Poder Legislativo e a derrota do autoritarismo e do obscurantismo".

Quem é Baleia Rossi

Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, o Baleia Rossi, de 48 anos, é o candidato mais provável para a disputa em segundo turno. Ele está em seu segundo mandato como deputado federal, foi deputado estadual e vereador de Ribeirão Preto. O parlamentar é ainda é o presidente nacional do MDB. 

Baleia é o autor da proposta de reforma tributária (PEC 45/2019) e tem protagonismo na Câmara Federal. Com agenda reformista, ele é bastante próximo do atual presidente da casa, Rodrigo Maia.

Fonte: CNN