Reconstrução da RN-063 está trazendo melhorias ao turismo potiguar


Desejo antigo dos veranistas e de quem frequenta as praias do litoral Sul, a RN-063, que liga a Praia de Tabatinga à de Barreta, foi reconstruída em julho de 2019 pelo Governo do RN. A iniciativa faz parte do programa de revitalização e implantação de 9 vias do Estado, por meio do Projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estrada de Rodagem. A ação está adequando mais de 217 quilômetros de vias, com recursos que ultrapassam R$ 168 milhões, garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.

Somente nesta execução, no município de Nísia Floresta, foram investidos mais de R$ 7 milhões, numa obra de reestruturação que abrangeu 9 quilômetros de extensão e é fundamental para a infraestrutura turística daquele litoral.

Os resultados da intervenção já apareceram no veraneio deste ano de 2020, quando as boas condições da rodovia ao favorecerem o fluxo de turistas, possibilitaram um incremento médio de 30% na demanda das locadoras de veículos de dezembro de 2019 até a primeira semana de janeiro, por exemplo. À época, o Sindicato das Empresas de Turismo do RN (Sindetur) informou que as operadoras de turismo locais registraram um aumento de 11% na demanda.

“O turismo é nossa grande indústria. Temos de cuidar de nossos equipamentos para manutenção e crescimento da economia potiguar. Estamos falando de uma área que agrega mais de 50 segmentos, desde o vendedor da nossa água de coco ao setor aeroportuário, e emprega diretamente mais de 50 mil trabalhadores. Se citarmos o mercado informal, passamos dos 100 mil, segundo dados da Fecomércio RN. Portanto, esse cuidado, é imprescindível para o povo potiguar”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

A intervenção foi para além do asfaltamento, da implantação de acostamentos, de bueiros e da sinalização. Foram implementadas calçadas para o deslocamento seguro de turistas e veranistas.