“Aqui no Rio Grande do Norte vidas negras importam”, observa Fátima Bezerra durante posse do Conselho de Igualdade Racial

 

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O governo do RN escolheu esta sexta-feira (20), data na qual se celebra o Dia da Consciência Negra, para dar posse aos membros do Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – CONSEPPIR.

O órgão foi instituído pela Lei Complementar nº 407/2009 e sua principal atribuição é acompanhar a formulação e execução de ações governamentais relacionadas com a defesa dos direitos das comunidades historicamente discriminadas por sua raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

A governadora Fátima Bezerra destacou a data, lembrando que a desigualdade atinge de forma mais violenta as vidas negras, “um dia marcado por luta e resistência. Conduto, com políticas públicas, lutamos defendendo a cidadania e dignidade social. Não podemos mudar o passado, mas precisamos reparar agora para que o futuro não seja injusto. Por isso estamos aqui renovando nossas esperanças. Aqui no Rio Grande do Norte vidas negras importam”.

Os novos conselheiros, dez representantes de órgãos governamentais e dez da sociedade civil, tomaram posse para o biênio 2020 – 2022, como parte da execução do Programa Estadual com vistas à promoção da igualdade racial, à formulação de políticas para as comunidades tradicionais que foram absorvidas pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – SEMJIDH.