RN não tem notificação de mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

 


Sem nenhum registro de morte causada pela covid-19 no estado, o número se mantém em 2.377 mil, o mesmo divulgado no domingo, podendo ser modificado com a notificação de alguma delas ocorrida no final de semana. A informação foi repassada pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, em coletiva concedida no início da tarde desta segunda-feira (28). 

Já o acumulado de casos teve a notificação de mais 138 novos infectados, e total passa aos 68.765, enquanto o número de suspeitos foi atualizado para 34.861 mil. 

A média geral de transmissibilidade R (t), está em 0,88 no estado, apesar disso, quatro regiões estão com esse indicador em 1,0 ou acima dele, situação que preocupa o responsável pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Em Seridó está em 1,02, na região do Trairi/Potengi, em 1,015, no Mato Grande o índice é de 1,31 e na região Metropolitana, fica em 1,07. No Oeste essa proporção atingiu 1,0. Esse indicador é medido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Contudo, a ocupação dos leitos permanece em declínio. De acordo com Cipriano Maia, nesta segunda, a rede hospitalar para covid-19 se encontra com 36% de ocupação nos leitos críticos. Entre as regiões, o Oeste é responsável pelo maior percentual com o registro de 48%. Seguido de Alto-Oeste, onde consta uma ocupação de 40%. Agreste, Trairi/Potengi, Mato Grande e região Metropolitana têm o mesmo índice de 33%. Já no Agreste, nenhum leito está sendo utilizado no momento. 

Quatro pessoas aguardam na fila por encaminhamento a leitos críticos e outras sete para leitos clínicos, apenas um processo burocrático de preparação, pois há disponibilidade na rede específica para a doença. Outros  seis já foram regulados e aguardam o transporte sanitário até o leito de destino.