Convenções eleitorais marcam fim de semana em Natal


Os partidos políticos concebidos a realizar como convenções partidárias para o lançamento das candidaturas. Quatro partidos realizaram convenções neste fim de semana. O novo calendário eleitoral, atualizado em virtude da pandemia da covid-19, determinado a 16 de setembro como o prazo para que sejam definidos os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Natal, alguns nomes já foram cotados como pré-candidatos. 
O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), teve o nome homologado para reeleição ao cargo. A Convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) aconteceu neste sábado (12). Ao lado dele, Aila Cortez concorrerá como vice-prefeita pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Conforme divulgado durante a convenção, a chapa tem o apoio dos seguintes partidos: Avante, DEM, MDB, PDT, PL, PROS, PSD, PSDB, Rede e Republicanos.
Também neste sábado, o Partido Verde (PV) realizou a convenção e homologou a candidatura do professor Carlos Alberto a prefeito de Natal. A chapa é completada por Carlos Eduardo Dadau, candidato a vice-prefeito pelo Partido Cidadania. A coligação também conta com o apoio dos partidos PMB, PTC e Patriota. 
O Partido Progressista também promove a convenção partidária em Natal neste sábado. Na ocasião, foi homologada a pré-candidatura de Deusa Martins à vice-prefeitura da capital. Ela estará ao lado do Delegado Sérgio Leocádio, do Partido Social Liberal (PSL), cuja candidatura ao cargo de prefeito de Natal já havia sido homologada na convenção partidária que ocorreu no último dia 5 de setembro. 
Ainda neste sábado, o deputado estadual Hermano Morais, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), retirou uma possível candidatura à prefeitura de Natal. Durante a convenção do partido, não foi divulgado se o PSB apoiar algum outro candidato à vaga do Executivo Municipal.
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou o nome do senador Jean Paul Prates como pré-candidato ao cargo de prefeito de Natal. A convenção partidária está marcada para acontecer na próxima quarta-feira (16), data em que também deve ser anunciado o nome escolhido pelo PT para concorrer a vice-prefeito ao lado de Prates.  
Definido
Ao longo das últimas semanas, outras convenções partidárias já ocorrido na capital potiguar. Na quarta-feira (9), o Partido Novo homologou como candidaturas de prefeito e vice-prefeito de, respectivamente, Fernando Pinto e Fernando Amaral. Na segunda-feira (7), no Feriado da Independência, em Afrânio Miranda confirmou a candidatura pelo Partido Podemos. Ao lado dele, Ana Paula Trento, do mesmo partido, completará a chapa. 
O deputado estadual Kelps Lima também está na lista de pré-candidatos à prefeitura de Natal. O nome dele foi confirmado durante a convenção partidária do Partido Solidariedade, ocorrida no dia 31 de agosto. A chapa é completada por Brenno Queiroga, do mesmo partido. 
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) homologou a candidatura de Rosália Fernandes ao cargo de prefeito, acompanhada por José Jairan como vice. A convenção foi realizada no início do mês. O partido ainda divulgou que, no dia 18 de setembro, fará o lançamento oficial de todos os candidatos às Eleições 2020.
Dentre os nomeados dos pré-candidatos, há ainda o Coronel Hélio Oliveira, que pretende concorrer à vaga do Executivo Municipal pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Ao lado dele, como pré-candidato a vice-prefeito, está Getúlio Batista, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Há também o Partido Democracia Cristã (DC), que traz como pré-candidata a pastora Jaidy Oliver. A convenção partidária ocorreu no dia 9 de setembro. 
Após a definição dos representantes, o partidos devem registrar como candidaturas junto à Justiça Eleitoral, que deverá analisar, individualmente, cada caso e deferir os pedidos. 
PORTAL DA TROPICAL