Aeroclube do Rio Grande do Norte contrata atleta com experiência internacional para disputar a Superliga C de vôlei masculino


Acesso à Superliga B e visibilidade ao voleibol do nordeste são alguns dos objetivos da equipe que o levantador Claudio Mergulhão Uchoa fará parte
Diante da flexibilização da pandemia e retomada dos jogos, conforme o regulamento oficial divulgado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na quinta-feira (23.07), o técnico Carlos Eduardo Pessoa, o Cadu, convocou 29 atletas para disputarem a Superliga C de vôlei masculino, pelo Aeroclube do Rio Grande do Norte.  Dentre eles, Cláudio Mergulhão Uchoa, que traz na bagagem experiência em equipes de Portugal, Espanha, e da Noruega, onde teve vivência como treinador em intercâmbio esportivo.
“Para ter êxito no jogo, a visão e inteligência tática são características importantes. E Claudio tem muito isso. Ele é muito agregador e sua entrega é sempre em prol do bem comum, o que faz dele uma referência para os colegas mais jovens. Aliás, ele tem tudo para ser um excelente técnico ou treinador. Sempre o incentivo nesse sentido, a seguir a carreira e levar adiante todo seu talento”, diz Cadu, que também é técnico de Uchoa na Universidade Federal do Rio grande do Norte –UFRN
De acordo com o levantador, que integra a equipe pelo segundo ano consecutivo, o objetivo é buscar uma vaga na Superliga B 2020/2021 e trazer maior visibilidade para o voleibol do nordeste. “Então, quanto melhor forem nossos resultados, maiores as chances de nossos jovens intressarem-se e ingressarem no voleibol. O esporte já conta com excelentes atletas de Alagoas, de Pernambuco, e que hoje jogam em equipes do sul e sudeste, pela Superliga A, na Seleção Brasileira, uns até Campeões Olímpicos. Então isso só contribui para aumentar essa visibilidade com uma equipe inteira da região nos postos mais altos”, acredita Claudio Uchoa.
Além de contribuir para a equipe, Claudio é voluntário na ONG Projeto Émerson, que usa o voleibol como ferramenta de incentivo para crianças e adolescentes carentes na região de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco.
As mais recentes conquistas de Claudio foram como Campeão e Melhor Jogador da Copa Unifacisa, um dos destaques do Aeroclube durante a participação na Superliga C Brasileira, em 2019. No mesmo ano foi eleito em votação aberta como Melhor Levantador do Estado de Pernambuco, o que lhe rendeu um prêmio.  Já este ano foi Campeão e Melhor da Partida na Copa Regina Coeli, antes de começar a pandemia.
Temporada Superliga C 2020/2021
Segundo a CBV, o prazo de inscrições das equipes interessadas na Superliga C vai até o dia 14 de agosto, e, os candidatos a sediar a competição até o dia 21 do mesmo mês. Pelo regulamento todas as equipes devem contar com pelo menos dois atletas sub-23 e dois sub-21. 
A fórmula da competição dependerá da quantidade de equipes inscritas e pode ser realizada em triangular, grupo único ou em dois grupos com semifinal e final. Os dois melhores de cada naipe garantem o acesso para a Superliga B 2020/2021.  O evento está previsto para acontecer entre os dias 14 e 28 de setembro.