Médicos do ABC são contra a volta do futebol
O Departamento Médico do ABC oficializou, por meio de nota, posição contrária à volta das atividades do futebol neste momento. A diretoria pretende retornar as atividades a partir de 1º de agosto.
O Departamento Médico se antecipou ao Governo do Estado, que pode, ao fim do decreto de isolamento no próximo dia 24, flexibilizar as atividades do futebol.
A expectativa é que a Copa do Nordeste volte na segunda quinzena de julho, o que vai obrigar o elenco alvinegro viajar para a cidade sede e treinar 15 dias antes de enfrentar o CSA em jogo decisivo.
Confira a nota:
"Como é de conhecimento de todos, o estado do Rio Grande do Norte vem sendo fortemente afetado pela pandemia da COVID-19.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde – SESAP, divulgado no dia 15/06/2020, existem 250 pacientes internados em UTI no estado, com uma taxa de ocupação de leitos de 99%. Estamos em uma realidade diferente de outras capitais do próprio Nordeste, como por exemplo Recife e Fortaleza, em que a curva de contaminação e mortalidade encontra-se em queda. Estas localidades apresentam uma situação confortável em relação a disponibilidade de leitos e suporte hospitalar.
O Departamento Médico do ABC, CONTRAINDICA o retorno das atividades pelo menos pelos próximos 45 dias. Aguardamos a liberação dos órgãos de saúde como : Ministério da Saúde, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina. Manifestamos nosso apoio a posição do médico responsável pela Comissão Médica da FNF, Dr Antônio Araújo, que também não concorda com o retorno do futebol nos próximos dias. Reafirmamos que seguiremos fielmente o protocolo proposto pela Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF. No momento, não há nenhuma segurança para os atletas e funcionários do clube.
Mesmo realizando a testagem em massa, como diz o protocolo, não possuímos retaguarda de leitos no estado.
Apresentamos em anexo os custos do protocolo de retorno as atividades esportivas, elaborado pela CBF.
Caso a diretoria opte pelo retorno aos treinos, deixamos como data mínima inicial, o dia 01/08/2020. E orientamos a testagem de todos atletas, funcionários e familiares para os dias 25 e 26/07/2020. Ressaltamos que a infecção por COVID-19 foi caracterizada pelo STF como doença ocupacional, tornando o clube como responsável por qualquer repercussão desfavorável, caso tenhamos alguma infecção de atleta ou funcionário.
O ABC aguarda e prepara-se para a volta aos gramados, porém a nossa prioridade é a segurança das vidas de todos os que fazem o futebol. Neste momento as disputas e rivalidades ficam fora do contexto, nosso esforço e planejamento segue no sentido de fazer um clube cada vez mais forte.
Dr Roberto Vital
Diretor Médico do ABC FC
Dr Fábio Freire
Médico Ortopedista
Dr Rodrigo Braga
Médico Ortopedista"