Grupo Reviver retoma mutirão de mamografias nesta segunda-feira (8)


Grupo Reviver retoma nesta segunda-feira (8) o mutirão de mamografias, suspenso desde o início da pandemia. A Unidade Móvel Savana Galvão estará de 8 a 19 de junho, à exceção dos finais de semana e do feriado de Corpus Chirsti, na quinta-feira (11), das 7h30 às 15h, na Policlínica Dr. Zeca Passos, que fica na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira.

A demanda de pacientes continua a ser livre, com distribuição de fichas sempre no início do expediente.

“As mulheres que fizeram mamografia há um ano ou mais ou que estejam sentindo algum nódulo devem procurar atendimento, lembrando de usarem a máscara. Estamos adotando todas as medidas para preservar ao máximo as pacientes e profissionais responsáveis pelo atendimento”, afirmou a presidente do Grupo Reviver, Ana Tereza Fiúza.

Novas práticas serão incorporadas ao grupo para resguardar pacientes e profissionais e minimizar os riscos de contaminação pela Covid-19. Na fila de espera, a distância entre as pacientes será de dois metros. Todas devem usar máscara - aquelas que não tiverem o item, o Grupo Reviver fornecerá.

Antes de subir na unidade móvel, a temperatura de cada mulher será verificada por termômetro digital infravermelho de testa. També serão disponibilizados álcool a 70% para higienização das mãos e luvas. Para as profissionais de saúde haverá o fornecimento de capotes, luvas e máscaras de acetato.

O Grupo Reviver esclarece que o atendimento está devidamente autorizado pelo mais recente decreto publicado pelo Governo do Estado (29.742), que classifica, em seu artigo 8º, inciso I, o deslocamento a unidades de saúde para atendimento médico como situação de extrema necessidade.

Segundo dados das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Patologia, em dois meses de pandemia, cerca de 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer em todo o Brasil pela falta de realização de exames. A mamografia é um dos mais eficientes exames para o diagnóstico de câncer e outras alterações nas mamas.