Covid: Novo decreto exclui salões e armarinhos dos "serviços essenciais" no RN


Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (04) o Governo do Estado informou que o novo decreto com atualização de medidas de prevenção ao novo coronavírus, que será publicado em edição extraordinária ainda hoje no Diário Oficial do Estado (DOE), irá excluir os salões de beleza e armarinhos da lista de atividades consideradas essenciais. Os demais serviços, confirmados em decretos anteriores, seguirão com seu funcionamento.
O novo decreto, segundo o Governo do Estado, tem como objetivo principal o aumento da taxa de isolamento social. O movimento “pacto pela vida”, proposto pela governadora Fátima Bezerra, propõe maior envolvimento entre as gestões municipais para o cumprimento e fiscalização das regras dos decretos estaduais e o aumento do isolamento social em todo o Rio Grande do Norte, principal medida para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19).
Nesta quarta-feira, 03, em reuniões distintas, realizadas por videoconferência, Fátima Bezerra discutiu acerca das diretrizes do Pacto, que será editado no novo decreto estadual a ser publicado, com os gestores municipais da 2ª Regional da Saúde Pública (URSAP), que abrange cidades da região Oeste, e os chefes dos poderes do Estado.
As diretrizes endurecem as medidas de enfrentamento à pandemia com maior rigor no isolamento social. Entre as ações do pacto estão o fechamento de orlas, maior fiscalização de feiras livres, proibição de circulação em áreas públicas, controle de circulação com blitzen, entre outras medidas que estão todas sendo programadas.
“Estamos enfrentando o maior desafio das nossas vidas e a vida dos potiguares é o que mais importa. Agora é o momento de unir forças. Sozinhos não venceremos essa batalha. Temos que realizar um sacrifício em nome da vida e do amor ao próximo e respeitar o isolamento social. Juntos iremos superar esse momento difícil, o Governo do Estado está à disposição da população e de todos os municípios”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante a reunião com os prefeitos.
Ela lembrou ainda que as próximas semanas serão decisivas e por isso a colaboração de todos se faz necessária, uma vez que no mês de maio o isolamento social teve uma queda e ficou abaixo dos 40%.
“Precisamos reverter essa situação. O Governo vem fazendo um esforço incomensurável para lidar com a pandemia. Já foram convocados mais de 3 mil novos servidores, mas ainda temos o desafio de montar as escalas nos hospitais. Abrimos mais de 300 novos leitos em todo o estado, mas a velocidade da doença tem sido maior”, disse Fátima.



Fonte: Portal Grande Ponto