CEP produz e doa 4 mil protetores faciais e ajuda a recuperar respiradores automáticos
Com a falta de equipamentos e materiais hospitalares em plena pandemia do coronavírus, a Companhia Energética Potiguar (CEP), empresa do Grupo Global, adaptou um espaço na sua unidade industrial para a produção de quatro mil máscaras protetoras faciais, do tipo face shield, que foram doadas à Secretaria de Saúde do Estado. Antes mesmo de montar a linha de produção a CEP já tinha comprado e entregue mil unidades da face shield à Central de Doações, montada pelo governo do Estado para o período de pandemia.
“Quando o trabalho começou, tínhamos a expectativa de produzir quatro mil máscaras, o que concluirmos na semana passada. Agora temos a previsão de produzir mais cinco mil protetores faciais.”, informa o diretor financeiro da empresa, Alexandre Silva. As máscaras protetoras estão sendo distribuídas para hospitais públicos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), de Natal e do interior do Rio Grande do Norte, que estão envolvidos no combate à Covid-19.
Recuperação de respiradores - A Companhia Energética Potiguar está apoiando também o trabalho de manutenção de equipamentos hospitalares para unidades que estão tratando pacientes com a Covid-19. São respiradores automáticos, desfibriladores portáteis, carro de anestesia, monitor multifunção, equipamento de eletrocardiograma, dentre outros. Trata-se de projeto em parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em Natal. Segundo o coordenador de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do ISI-ER, Antonio Marcos de Medeiros, o projeto já recebeu até o momento 73 equipamentos, dos quais 24 foram recuperados, 12 estão aguardando peças, 16 estão em manutenção, 13 em análise e oito não tiveram recuperação.
Todos esses aparelhos são originários de hospitais dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Além de dispor para o projeto de dois técnicos de sua usina, a Companhia tem doado a alimentação diária de todos envolvidos na iniciativa. No total, são 20 voluntários que se revezam para que não haja aglomeração, tanto os dois técnicos cedidos pela CEP, como do Senai, Café Santa Clara e Gestec - Gestão e Tecnologia para Saúde, empresa especializada na manutenção de equipamentos médicos hospitalares, que tem feito a calibração dos respiradores e monitores cardíacos.
A Companhia tem se envolvido em outras frentes para apoiar o combate à Covid-19. Recentemente, fez a doação de 782 quilos de alimentos para o Instituto Juvino Barreto, que acolhe 57 idosos na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. “Em razão do isolamento social, o volume de doações caiu consideravelmente. Para a CEP é um grande prazer poder contribuir com o bem-estar de uma parcela da sociedade que integra um dos principais grupos de risco do coronavírus”, afirma Alexandre Silva, o diretor-financeiro da Companhia. “Não sei nem explicar. Essa doação caiu do céu. Chegou no momento certo. Agradeço a Deus e a Companhia Energética Potiguar”, diz a irmã Rita de Cássia Cerqueira, diretoria do Instituto. Ela integra a Congregação das Filhas da Caridade São Vicente de Paula, instituição que administra o abrigo.