Mais da metade dos brasileiros portadores de cartões Visa já são consumidores digitais





Com o crescimento de brasileiros ativos no comércio eletrônico e a popularização dos aplicativos de música, filmes e transporte, nos últimos anos, um novo tipo de consumidor, o digital, vem se popularizando em todo o país. Mesmo sendo uma modalidade recente em algumas regiões do Brasil, essa forma de consumo cresce exponencialmente em números de consumidores e de transações no varejo online.
De acordo com análise do Score Digital – modelo estatístico que avalia os hábitos de compra, desenvolvido pioneiramente no Brasil pela Visa Consulting & Analytics (VCA) – consultoria da Visa, 57% da população brasileira portadora de cartão Visa já se enquadra no perfil do consumidor digital, aqueles que usam canais como app e lojas online em suas compras, sendo 1% desses consumidores residentes do Estado do Rio Grande do Norte.

“O Score Digital analisa uma série de variáveis, como intensidade de uso, variedade de estabelecimentos comerciais online, amplitude de valores gastos, evolução versus tempo, entre outras. São estudadas pela Visa todas as operações realizadas nas lojas virtuais e nos aplicativos, desde Streamings, Social Media, Central de Apps, E-commerces Tradicionais e Inovadores, Apps de Transporte e Turismo”, explica conta Rodrigo Santoro, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics. “Para nós, é importante entender quem é esse consumidor e como ele se comporta, o Score Digital nos permite não só acompanhar tendências como também seja para melhorar sua performance, criar produtos ou explorar os canais digitais com mais eficiência”.
Para entender o perfil dos compradores digitais, o Score Digital avalia os hábitos de compras em três categorias: o Low Digital, que possuem um consumo digital esporádico; o Medium Digital, que já adotam esses canais no dia a dia, mas em quantidade inferior às transações em lojas físicas; e os Heavy Digital, que realizam predominantemente compras no mundo digital.  No novo estudo realizado entre 2019 e 2018, a porcentagem de consumidores considerados Low Digital se manteve em relação ao ano de 2017 (de 69% para 68%), enquanto as outras categorias Medium Digital e Heavy Digital tiveram um aumento considerável (Medium de 21% para 24% e Heavy de 4% para 9%). Isso significa que, em média, os consumidores brasileiros estão cada vez mais confiantes e com acesso para realizar pagamentos digitais.
Já os negócios com maior crescimento nas transações entre os meses de julho a setembro de 2018 e os meses de janeiro a março de 2019 foram aqueles associados ao transporte terrestre com mais de 11 milhões de transações; enquanto os negócios relacionados ao consumo de streaming e mídia digital registraram mais de 2 milhões de transações; e os de entrega de alimentos passaram de 5 milhões de transações.