Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista


 
"O advogado trabalhista, por vezes é o primeiro contato do cidadão com o Estado-Juiz, é a ele que as demandas laborais são primariamente apresentadas, é o início da Justiça". Foi com essas palavras que a vereadora Nina Souza (PDT) saudou o plenário da Câmara Municipal de Natal durante uma sessão solene, nesta segunda-feira (16), em homenagem ao Dia do Advogado Trabalhista. Participaram da cerimônia autoridades do Judiciário e representantes da advocacia e entidades de classe.

Em seu discurso, a vereadora Nina Souza, propositora da solenidade, lembrou que a Constituição de 1988 contém um amplo rol de direitos trabalhistas, políticos e sociais, projetando para cada brasileiro o ideal de cidadania plena.

"Louvo a Justiça do Trabalho, na figura dos juízes e servidores que se empenham nesta tarefa, pois mais do que promover e homologar acordos, tem se criado  uma cultura de paz. O grau de fortalecimento e independência da advocacia em dada sociedade é um indicador do seu nível civilizatório e democrático", destacou a parlamentar.

Por sua vez, o presidente da Associação Norte-Riograndense dos Advogados Trabalhistas (ANATRA), Rodrigo Menezes, ressaltou a importância da iniciativa do Legislativo natalense. "É uma honra imensa receber a homenagem da Casa do Povo, especialmente num momento tão difícil para a advocacia trabalhista em virtude das diversas alterações na legislação".

Na sequência, Rui Vieira Veras Neto, presidente da Comissão de Direito Previdenciário e do Trabalho da OAB/Assú, falou que o advogado trabalhista é o profissional especializado em defender assuntos relacionados às atividades do trabalho, um direito fundamental constitucional. "Fico lisonjeado com a honraria concedida pelo parlamento da capital potiguar em reconhecimento à luta diária da defesa dos trabalhadores".

Com mais de 11 mil processos solucionados, o advogado Edvaldo Leite revelou que ficou emocionado ao ser selecionado para receber a distinção da Câmara Municipal. "São 30 anos de dedicação à Justiça do Trabalho, que pra mim é a mais importante de qualquer sociedade, haja vista que todas as outras tornam-se periféricas quando a Trabalhista realmente funciona. Não me arrependo um segundo sequer por ter dedicado toda minha vida a esse ofício", declarou.