Quinta edição do INarteurbana tem início nesta terça-feira no Passo da Pátria



A partir desta terça (4) até 14 de junho o Passo da Pátria volta a ser o terreno para intervenção de artistas locais e nacionais, através da residência de lançamento da quinta edição INarteurbana. Um total de 20 artistas do Brasil e do exterior realizarão intervenções visuais e compartilharão vivências durante duas semanas com os moradores da comunidade, através da residência do projeto. As ações na comunidade terão incio efetivamente na quarta-feira na comunidade.

Os artistas visuais participantes são: Amanda Pietra [PE], Cris Rodrigues [SP], Guinr [RS], Karen Dolores [SP], Lucho [EQU], Moka [AP], Nata Família [RJ], Pomb [DF], Rocha [MA], Toliga [RN], Wes Gama [GO]. Borges [RN], Bruno Otávio [RN], Clara Felix [RN], Erre [RN], Gil Leal [RN], Gurulino [DF], Hey Rena [RN] e Hirlan [CE, convidado pelo Festival Concreto].

Nesta edição, o projeto apresenta a comissão julgadora formada pelos artistas Difuz (Marseille - França), Alex Parrish (Atlanta - Estados Unidos), Arthur Doomer (Teresina - PI), Lelo (Rio de Janeiro - RJ), além da equipe INarteurbana em Natal e Paris.

Residência 

Os artistas ficarão reunidos em Natal por cerca de 15 dias, pintando murais e realizando atividades com jovens do bairro Passo da Pátria, através de intervenções culturais e oficinas. As pinturas produzidas se juntarão aos trabalhos realizados em edições anteriores por outros artistas que participaram do projeto, ampliando a visão de um museu a céu aberto com a quantidade e variedade artística.

No mesmo período desenvolverão um trabalho de atelier na Casa Vermelha, realizadora do projeto. Os quadros e instalações produzidos nessa ação serão expostos na Galeria Newton Navarro, Capitania das Artes, através de uma mostra que será aberta no dia 13 de junho a partir das 17h. Na abertura haverá apresentações de Break Dance, Hip Hop e DJ. A coletiva ficará aberta ao Público até 14 de julho com entrada franca.

Além da residência no Passo da Pátria e da mostra na Capitania,  está programada a mesa redonda “Mulheres no Universo da Arte Urbana” no Museu Café Filho no dia 6 de junho às 18h que terá como mediadora a coordenadora do INarteurbana, Sayonara Pinheiro e como convidadas Amanda Pietra (PE), Clara Felix (RN) , Karen Dolorez (SP),(GO), Moka (AP)e Sunsarara (RN). Também será reaçlizada a mesa redonda “Ocupação de Espaço Público com projetos sócio-culturais” na UFRN no dia 20 de junho a partir das 18h.

INarteurbana 

Idealizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, o INarteurbana é um projeto sociocultural e transdisciplinar de ativação de espaços públicos através de ações artísticas. Através de ações regulares desde 2016, a ação tornou-se um ponto de encontro da cena da arte urbana nacional e internacional, principalmente através de residências artísticas promovidas pontualmente e que contribuem para a vida cultural da cidade e fortificam a relação entre públicos, artistas, agentes e instituições.

Com base no Ponto de Cultura Casa Vermelha, a INarteurbana se instalou no Passo da Pátria, um bairro periférico natalense marcado pelo desenvolvimento de dispositivos de animação e ações artísticas envolvendo artes visuais, artes cênicas, urbanismo tático e bem-estar.

O projeto é uma realização da associação franco-brasileira Pixo, e do ponto de cultura e residência artística Casa Vermelha, patrocinado pela Fundação Air France, com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, Instituto Francês no Brasil, Festival de Arte Urbana Concreto, Prefeitura de Natal, Fundação Capitania das Artes, SEMURB-RN, SETHAS-RN, Escola Municipal Mareci Gomes, Sherwin Williams, Jamad Madeiras e Ferragens, Rádio comunitária e Grupo de idosos do Passo da Pátria.