Muitas unidades já estão sem doses de vacina da gripe, diz Secretaria de Saúde
A população natalense que deseja se vacinar contra a gripe pode precisar correr para garantir a imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), muitas unidades já não têm mais estoque de doses da vacina.
Segundo a assessoria de comunicação da SMS, o Ministério da Saúde destinou 239 mil doses para a Campanha Nacional de Vacinação, número que corresponde ao público alvo na cidade. Desse número, 225 mil foram vacinados no período da campanha, que encerrou na última sexta-feira (31). Dessa forma, apenas 14 mil doses foram disponibilizadas para população em geral de Natal e muitas já foram demandadas na manhã desta segunda-feira (3).
inda assim, a SMS orienta que os cidadãos podem procurar a unidade de saúde mais próxima à residência onde moram para se vacinarem até quando durar o estoque. No caso de esgotamento das doses, podem pedir aos funcionários encaminhamento para outra unidade que ainda possua a vacina.
Público alvo
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tinha como meta do Ministério da Saúde atingir 90% do público alvo da campanha: as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.