Loja Virtual ou Física: Quais as Vantagens e Desvantagens
A ampliação do acesso à internet e aos meios digitais
revolucionou a forma como as pessoas fazem suas compras, não é mesmo?
E diante deste cenário tecnológico, todo bom empreendedor
deve considerar quais são as vantagens e desvantagens em fazer sua loja física
ou virtual.
Afinal, apesar de muitos consumidores ainda fazerem suas
compras em lojas físicas, aumenta cada vez mais o número de consumidores que
preferem comprar virtualmente.
Para ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu negócio,
hoje abordaremos as vantagens e desvantagens das duas modalidades, física e
virtual.
Então, confira agora mesmo as informações que selecionamos
para você e faça sua escolha!
Vantagens da Loja Virtual e Desvantagens da
Loja Física
Existem muitas vantagens em montar uma loja virtual e
e-commerce para o seu negócio. Uma delas é aproveitar o crescimento de
consumidores que fazem suas compras online e suprir esta demanda.
Mas quais são as outras vantagens da loja virtual e
desvantagens da loja física? Veja a seguir!
Ausência de Gastos com Vendedores e Equipe de
Limpeza
Uma das vantagens em ter uma loja virtual é que você não
precisará gastar com equipe de vendas e limpeza.
Quando você escolhe abrir uma loja física, é imprescindível
ter uma equipe que cuide da loja. Tanto fazendo o atendimento de clientes como
fazendo a limpeza e organização do local.
Já na sua loja virtual não é necessário se preocupar com
estas questões, então, é uma opção mais econômica neste quesito.
Além disso, cada gasto que você possa diminuir com sua loja
virtual, possibilita o oferecimento de preços mais acessíveis para os seus
clientes. Desta forma, os preços baixos podem até mesmo tornar-se um
diferencial da sua loja.
Eliminação de Gastos com Ponto de Venda
Como vimos anteriormente, ao optar pela loja virtual, você
economiza em relação à ausência de equipe de vendedores e limpeza. Mas a
economia não está apenas nestes pontos!
Ela também está presente na ausência de gastos com aluguel,
perdas de peças que se desgastam no manuseio e exposição, energia elétrica,
água e serviços de manutenção da loja física.
Sendo assim, a loja virtual torna-se uma opção muito mais
barata do que a loja física.
Horário de Funcionamento e Alcance
Outra vantagem da loja virtual é que ela não precisa operar
em um período diário determinado. Dessa forma, o cliente tem acesso aos seus
produtos 24 horas por dia, podendo fazer suas compras no momento em que
preferirem.
Além disso, ao fazer uma loja virtual e não uma loja física,
é possível vender para consumidores de qualquer local do país ou do mundo.
Então, não necessariamente a pessoa precisa ser da mesma região e localidade de
sua loja.
O acesso ilimitado aos produtos que estão à venda e o maior
alcance, permitem que os consumidores possam comprar na hora, e no local, que
desejarem. Assim, suas vendas tendem a ser maiores do que da loja física,
possibilitando melhores resultados!
Comodidade
E não é só o acesso que traz vantagens na loja virtual para
o seu negócio e para seus clientes. Outra vantagem muito presente é a
comodidade que o cliente tem em comprar de onde estiver e de você administrar a
loja de qualquer espaço físico.
Para fazer as compras em lojas físicas os clientes precisam
parar qualquer coisa que estejam fazendo e dedicar-se à um momento de compras.
Muitas vezes eles precisam ir até o lugar das suas lojas preferidas, perdendo
tempo com trânsito e deslocamento.
Por outro lado, para o empreendedor, a loja virtual traz a
possibilidade de gestão de todos os aspectos que mantém o bom funcionamento da
loja, sem a necessidade de precisar sair de casa ou do escritório.
Portanto, ao escolher montar uma loja virtual, você estará
economizando seu tempo e de seus clientes. E, consequentemente, estará
aumentando seu lucro!
Outras Vantagens da Loja Virtual e Desvantagens
da Loja Física
Além das vantagens já citadas sobre ter uma loja virtual,
veja abaixo outras vantagens que podem ser fundamentais para o sucesso de seu
negócio:
●
Oferecimento de informações mais completas sobre os
seus produtos
●
Facilidade no gerenciamento de todos os processos de
compra e venda
●
Aumento de condições de pagamento para os clientes como
Pay Pal, Pag Seguro, Boleto, entre outros
●
Maiores possibilidades de ações e estratégias de
marketing como o remarketing dinâmico
Vantagens da Loja Física e Desvantagens da Loja
Virtual
Apesar de estar tornando-se uma opção obsoleta, ainda
existem algumas vantagens na loja física que são desvantagens da loja virtual.
Acompanhe a seguir!
Maior Experiência de Consumo
Na loja virtual você não pode tocar, provar ou testar os
produtos fisicamente, portanto, a experiência de consumo é mais limitada.
Porém, na loja virtual é muito mais fácil encontrar o
produto exatamente como você está procurando e de maneira mais ágil. Além
disso, na loja virtual existem possibilidades que aproximam mais o consumidor
do produto como fotos, vídeos e descrições.
Ausência de Gastos com Ferramentas de Automação
Apesar de na loja física ter gastos com o ponto de venda,
manutenção e equipes de limpeza e vendedores, uma vantagem da loja física é que
não há gastos com ferramentas de automação.
Quem tem uma loja virtual precisa investir em ferramentas
que melhorem todos os processos de compra e venda. É fundamental o investimento
com planos de plataformas, mesmo que você não saiba o que é e-commerce,
que ofereçam segurança, agilidade e recursos de marketing, por exemplo.
Sendo assim, não é possível afirmar que na loja virtual não
há gastos com a manutenção. No entanto, os gastos podem ser menores e mais
fáceis de serem planejados.
Facilidade de Entregas e Trocas
Diferentemente da loja virtual, ao abrir uma loja física não
há preocupações com entregas e trocas, uma vez que o cliente pode ir direto à
loja para comprar, levar os produtos escolhidos e trocá-los fisicamente, caso
haja necessidade.
Na loja virtual, é fundamental ter um serviço eficiente de
entrega e uma política de trocas eficaz. É extremamente importante manter as
informações sobre a política de trocas disponíveis para os consumidores.
Além disso, na loja virtual é necessário manter um sistema
de entrega funcionando perfeitamente para que o cliente não fique insatisfeito.
Não é recomendável entregar produtos com atrasos e falhas.
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das
lojas físicas e virtuais, não deixe de escolher a melhor opção para você! Bons
negócios!
Fonte: Assessoria