Loja Virtual ou Física: Quais as Vantagens e Desvantagens




A ampliação do acesso à internet e aos meios digitais revolucionou a forma como as pessoas fazem suas compras, não é mesmo?

E diante deste cenário tecnológico, todo bom empreendedor deve considerar quais são as vantagens e desvantagens em fazer sua loja física ou virtual.

Afinal, apesar de muitos consumidores ainda fazerem suas compras em lojas físicas, aumenta cada vez mais o número de consumidores que preferem comprar virtualmente.

Para ajudá-lo a escolher a melhor opção para o seu negócio, hoje abordaremos as vantagens e desvantagens das duas modalidades, física e virtual.

Então, confira agora mesmo as informações que selecionamos para você e faça sua escolha!

Vantagens da Loja Virtual e Desvantagens da Loja Física

Existem muitas vantagens em montar uma loja virtual e e-commerce para o seu negócio. Uma delas é aproveitar o crescimento de consumidores que fazem suas compras online e suprir esta demanda.

Mas quais são as outras vantagens da loja virtual e desvantagens da loja física? Veja a seguir!

Ausência de Gastos com Vendedores e Equipe de Limpeza


Uma das vantagens em ter uma loja virtual é que você não precisará gastar com equipe de vendas e limpeza.

Quando você escolhe abrir uma loja física, é imprescindível ter uma equipe que cuide da loja. Tanto fazendo o atendimento de clientes como fazendo a limpeza e organização do local.

Já na sua loja virtual não é necessário se preocupar com estas questões, então, é uma opção mais econômica neste quesito.

Além disso, cada gasto que você possa diminuir com sua loja virtual, possibilita o oferecimento de preços mais acessíveis para os seus clientes. Desta forma, os preços baixos podem até mesmo tornar-se um diferencial da sua loja.

Eliminação de Gastos com Ponto de Venda


Como vimos anteriormente, ao optar pela loja virtual, você economiza em relação à ausência de equipe de vendedores e limpeza. Mas a economia não está apenas nestes pontos!

Ela também está presente na ausência de gastos com aluguel, perdas de peças que se desgastam no manuseio e exposição, energia elétrica, água e serviços de manutenção da loja física.

Sendo assim, a loja virtual torna-se uma opção muito mais barata do que a loja física.

Horário de Funcionamento e Alcance


Outra vantagem da loja virtual é que ela não precisa operar em um período diário determinado. Dessa forma, o cliente tem acesso aos seus produtos 24 horas por dia, podendo fazer suas compras no momento em que preferirem.

Além disso, ao fazer uma loja virtual e não uma loja física, é possível vender para consumidores de qualquer local do país ou do mundo. Então, não necessariamente a pessoa precisa ser da mesma região e localidade de sua loja.

O acesso ilimitado aos produtos que estão à venda e o maior alcance, permitem que os consumidores possam comprar na hora, e no local, que desejarem. Assim, suas vendas tendem a ser maiores do que da loja física, possibilitando melhores resultados!

Comodidade


E não é só o acesso que traz vantagens na loja virtual para o seu negócio e para seus clientes. Outra vantagem muito presente é a comodidade que o cliente tem em comprar de onde estiver e de você administrar a loja de qualquer espaço físico.

Para fazer as compras em lojas físicas os clientes precisam parar qualquer coisa que estejam fazendo e dedicar-se à um momento de compras. Muitas vezes eles precisam ir até o lugar das suas lojas preferidas, perdendo tempo com trânsito e deslocamento.

Por outro lado, para o empreendedor, a loja virtual traz a possibilidade de gestão de todos os aspectos que mantém o bom funcionamento da loja, sem a necessidade de precisar sair de casa ou do escritório.

Portanto, ao escolher montar uma loja virtual, você estará economizando seu tempo e de seus clientes. E, consequentemente, estará aumentando seu lucro!

Outras Vantagens da Loja Virtual e Desvantagens da Loja Física


Além das vantagens já citadas sobre ter uma loja virtual, veja abaixo outras vantagens que podem ser fundamentais para o sucesso de seu negócio:
     Oferecimento de informações mais completas sobre os seus produtos
     Facilidade no gerenciamento de todos os processos de compra e venda
     Aumento de condições de pagamento para os clientes como Pay Pal, Pag Seguro, Boleto, entre outros
     Maiores possibilidades de ações e estratégias de marketing como o remarketing dinâmico

Vantagens da Loja Física e Desvantagens da Loja Virtual


Apesar de estar tornando-se uma opção obsoleta, ainda existem algumas vantagens na loja física que são desvantagens da loja virtual. Acompanhe a seguir!

Maior Experiência de Consumo


Na loja virtual você não pode tocar, provar ou testar os produtos fisicamente, portanto, a experiência de consumo é mais limitada.

Porém, na loja virtual é muito mais fácil encontrar o produto exatamente como você está procurando e de maneira mais ágil. Além disso, na loja virtual existem possibilidades que aproximam mais o consumidor do produto como fotos, vídeos e descrições.

Ausência de Gastos com Ferramentas de Automação


Apesar de na loja física ter gastos com o ponto de venda, manutenção e equipes de limpeza e vendedores, uma vantagem da loja física é que não há gastos com ferramentas de automação.

Quem tem uma loja virtual precisa investir em ferramentas que melhorem todos os processos de compra e venda. É fundamental o investimento com planos de plataformas, mesmo que você não saiba o que é e-commerce, que ofereçam segurança, agilidade e recursos de marketing, por exemplo.

Sendo assim, não é possível afirmar que na loja virtual não há gastos com a manutenção. No entanto, os gastos podem ser menores e mais fáceis de serem planejados.

Facilidade de Entregas e Trocas


Diferentemente da loja virtual, ao abrir uma loja física não há preocupações com entregas e trocas, uma vez que o cliente pode ir direto à loja para comprar, levar os produtos escolhidos e trocá-los fisicamente, caso haja necessidade.

Na loja virtual, é fundamental ter um serviço eficiente de entrega e uma política de trocas eficaz. É extremamente importante manter as informações sobre a política de trocas disponíveis para os consumidores.

Além disso, na loja virtual é necessário manter um sistema de entrega funcionando perfeitamente para que o cliente não fique insatisfeito. Não é recomendável entregar produtos com atrasos e falhas.
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens das lojas físicas e virtuais, não deixe de escolher a melhor opção para você! Bons negócios!

Fonte: Assessoria