Tendo à frente o prefeito de Natal, Álvaro Dias; a secretária de Turismo do Estado (representando a governadora, Fátima Bezerra), Aninha Costa; o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; e o presidente da seccional potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RN), José Odécio Rodrigues, uma comitiva potiguar com quase 20 pessoas participa, até o próximo domingo (13), na cidade holandesa de Utrecht (a 40 Km de Amsterdam), da Feira de Turismo da Holanda.

A participação teve um dos seus pontos altos, nesta quarta-feira, 9, com o lançamento oficial do futuro voo charter que irá ligar a capital holandesa a Natal, com duas frequências semanais, num total de 360 passageiros a cada sete dias. O voo, operado pela Corendon (de origem turca e que atua fortemente nos mercados holandês, belga e do Oeste da Alemanha) deve ser iniciado em novembro deste ano e segue, a princípio, até abril de 2020. Estima-se que os turistas que ele irá levar a Natal movimentem cerca de R$ 56,6 milhões na economia potiguar ao longo dos seis meses de operação do voo.

Para o lançamento do voo, a comitiva potiguar foi recebida no estande da Corendon, pelo presidente e proprietário da operadora, Atilay Uslu; por seu CEO, Steven Van Der Heijden e diretores, além do gerente de produtos e negócios da Corendon, Sjoerd de Kort.

Compõem a comitiva potiguar, ainda, a secretária de Turismo de Tibau do Sul, Beth Bauchwitz; o prefeito de Maxaranguape, Luiz Bento da Silva; além de assessores, diretores da ABIH, hoteleiros e empresários.

A Feira de Turismo da Holanda (VakantieBeurs 2019) será aberta oficialmente na quinta-feira, 10 de janeiro, e segue até o domingo, 13. O evento reúne 200 expositores e deve receber cerca de 20 mil visitantes.

A Fecomércio RN também é parceira na viabilização do voo charter. Em suas duas frequências semanais, irão aportar no RN cerca de 1,4 mil turistas por mês e quase 8,5 mil ao longo dos seis meses de operação.

“Segundo estudos do Instituto de Pesquisa da Fecomércio RN (IPDC), cada turista internacional gasta, em média, R$ 343,47 por dia no Rio Grande do Norte. Mas este é o valor gasto pelo turista que nos visita hoje, em sua maioria oriundo da Argentina e de outros países da América Latina. Já no caso dos europeus que a Corendon levará, de acordo com dados da ABIH, o gasto médio diário, incluindo hospedagem, sobe para algo em torno de 190 euros por turista (R$ 874). Isto quer dizer que ao longo dos seis meses de operação do voo, estes visitantes deixem aproximadamente R$ 56,6 milhões na economia potiguar”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Como contrapartida para viabilizar o voo, a Corendon pediu um aporte de 300 mil dólares, que estão sendo utilizados para a divulgação do destino Natal nos mercados em que a companhia atua. Deste montante, 100 mil dólares foram investidos pela Prefeitura de Natal e 200 mil dólares pelo Governo do Estado. De sua parte, a iniciativa privada, além de ter feito todos os contatos, está entrando com tarifas de diferenciadas para os hotéis como forma de viabilizar a parceria.

“A conquista deste voo é mais uma prova do quão importante é a união das entidades privadas, dos empresários e do Poder Público. Nós começamos este trabalho há dois anos, junto com o então secretário estadual de turismo, Ruy Gaspar, um grande batalhador desse voo, culminando em seguida, com nossa participação na Feira de Turismo da Holanda de 2018, uma iniciativa da ABIH-RN, junto com as prefeituras de Tibau do Sul e Maxaranguape, onde conseguimos viabilizar o stand do RN, e daí a continuidade nas tratativas do voo, além da promoção do destino. Neste ano, a ABIH-RN organizou uma comitiva com a hotelaria, e entes públicos, e já conseguimos estar presentes em dois locais na Feira: no stand do RN e em um espaço dentro do stand da Corendon, onde houve o lançamento oficial do voo. Fico muito feliz com esta conquista que é fruto do trabalho conjunto de todos nós”, afirmou o presidente da ABIH RN, José Odécio Rodrigues.

O prefeito Álvaro Dias fez questão de destacar a importância do investimento que a Prefeitura está realizando e o impacto esperado na economia da cidade, com a geração de emprego e renda. “Natal é um destino muito bem aceito entre os europeus. Nossas águas quentes e o sol o ano inteiro são um convite irrecusável aos turistas desta parte do mundo. Tenho certeza de que o voo será um sucesso e que teremos muitos outros desdobramentos desta ação”, afirmou o prefeito.

Para a secretária de Turismo do RN, Ana Maria Costa, a conquista do voo é um primeiro passo importante para resgatar os tempos áureos do turismo potiguar. “Os voos charteres, sobretudo da Europa, já foram pilares do nosso turismo. Tenho certeza de que este lançado hoje será o embrião deste resgate. No que depender do Estado, estaremos sempre juntos da iniciativa privada e de entidades como a Fecomércio para somar forças e fazer nosso turismo cada vez mais forte”, disse ela.

O CEO da Corendon, Steven Van Der Heijden, se declarou um “apaixonado pelo Brasil”. “Estive no Rio Grande do Norte apenas uma vez, há cerca de 35 anos e, na época, fiquei muito bem impressionado com as belezas de Natal e de Pipa. Irei no voo inaugural, que está previsto para o dia 3 de novembro, e tenho certeza de que voltarei com muitas coisas boas para passar aos nossos clientes e, quem sabe, com outras parcerias em vista com o estado de vocês”, afirmou ele ao prefeito Álvaro Dias e à secretária Ana Maria da Costa.

A Corendon

A Corendon é uma operadora de turismo que tem, no seu conjunto de negócios, companhia aérea (de origem turca, com base principal no aeroporto de Antália) e hotéis. Como companhia aérea, atua no mercado desde 2005 transporta, atualmente, cerca de 2 milhões de passageiros por ano. Atua fortemente nos mercados da Alemanha, Suíça, Holanda e em países asiáticos. Também opera voos fretados para Tel Aviv, em Israel.

Desde 2011, a empresa inaugurou uma nova base chamada Corendon Europa, que fundamenta sua estratégia de se disseminar pelo continente e fica no aeroporto de Malta, país localizado em um arquipélago no Sul da Europa, no Mar Mediterrâneo.

O presidente da Fecomércio RN destacou, ainda, que hoje o fluxo de turistas estrangeiros para Natal tem sido limitado. “Temos apenas duas ligações diretas para Natal (Portugal e Argentina) e estamos enfrentando uma concorrência muito forte de destinos como Recife e Fortaleza, cujas malhas aéreas já permitem ligações com vários destinos mundo afora. Fica claro que é extremamente importante para nós fomentarmos a operação, no nosso aeroporto, de voos charteres, que em um passado recente (entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000) tiveram papel fundamental para o crescimento da nossa atividade turística”, afirmou Queiroz.

O presidente da Fecomércio RN fez questão, ainda, de ressaltar a importância do turismo para o comércio e para a economia natalense como um todo. “Com o turismo forte, toda a economia reage. O comércio se aquece, as vendas aumentam. Enfim, todos ganham”, disse Queiroz.

Apoio do Sistema Fecomércio RN ao turismo tem excelência reconhecida

O Sistema Fecomércio RN tem sido um importante parceiro do setor turístico potiguar, com ações, projetos e atividades de fortalecimento da atividade. Para se ter uma ideia, por meio do Senac, o Sistema capacitou e qualificou, nos últimos seis anos, cerca de 18 mil pessoas em um portfólio de mais de 100 cursos. Além disso, está programada para fevereiro a reinauguração do Hotel Escola Senac Barreira Roxa, uma estrutura na qual foram investidos cerca de R$ 36 milhões e que renasce totalmente modernizada e ampliada.

A estrutura conta com escola e um hotel com 52 apartamentos que tem como foco principal ser o ambiente de treinamento dos profissionais formados na escola. Com a nova estrutura da escola, a capacidade de formação profissional, que antes da reforma era de 1.400 alunos por ano, passa para 2.000 alunos por ano (aumento de 42,8%).

Apenas a escola ocupa dois andares e conta, entre outras coisas, com Biblioteca; duas Cozinhas Pedagógicas; Laboratório de Panificação e Confeitaria; Laboratório para Treinamento das Competições de Educação Profissional; seis Salas de Aulas; e Laboratório de Alimentos e Bebidas (A&B). Na nova estrutura, será possível criar novos cursos na área.

O Sistema Fecomércio RN mantém, ainda, uma unidade móvel de Turismo e Hotelaria que somente nos últimos quatro anos capacitou cerca de 1.500 pessoas em cursos completamente gratuitos nos mais longínquos municípios e localidades do nosso estado.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca, ainda, a parceria mantida com o governo alemão. “Mantemos uma parceria bastante profícua no turismo com a Alemanha, por meio da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier.  Esta parceria remonta ao ano de 2009, quando o Sistema Fecomércio RN firmou o acordo de cooperação com o estado alemão da Renânia-Palatinado. O objetivo era promover o intercâmbio de conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento do turismo local. A partir de 2016 foi criado o Projeto Verena, por meio do qual foram implementadas diversas iniciativas, sob coordenação do Sistema Fecomércio e participação das iniciativas pública e privada”, diz ele.

O Projeto Verena, inclusive foi premiado pelo Ministério do Turismo do Brasil em 2018 como o melhor projeto turístico do país na área de Qualificação e Formalização. “Acabamos de renovar a parceria até o ano de 2021. A primeira fase do projeto, realizada entre 2016 e 2018, permitiu ao Senac acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo, beneficiando mais de 500 pessoas. Com o novo convênio, o Senac RN trabalhará em quatro eixos: consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo local; formatação de um modelo de certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino Alemão; elaboração e aperfeiçoamento de cursos profissionalizantes; e consolidação do Hotel Escola Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentabilidade”, reforçou Queiroz.

COMITIVA POTIGUAR NA HOLANDA

1.         Álvaro Dias (prefeito de Natal)
2.         Marcelo Queiroz (presidente da Fecomércio)
3.         Ana Maria da Costa (Secretária de Turismo do RN, representando a governadora Fátima Bezerra)
4.         José Odécio Rodrigues Júnior (presidente da ABIH-RN)
5.         Luiz Eduardo Bento da Silva (prefeito de Maxaranguape)
6.         Beth Bauchwitz (secretária de Turismo de Tibau do Sul)
7.         Manoel Andrade Lima Filho (hoteleiro e diretor da ABIH-RN)
8.         Hilde Stulends – hoteleira / diretora da Pousada Coco Fresco)
9.         Gabriela Duarte (diretora executiva da ABIH RN)
10.       Luciano Kleiber (Assessor de Comunicação e Marketing da Fecomércio)
11.       Telmiza Oliveira (gerente comercial do Hotel Majestic)
12.       Edmilson Oliveira (chefe de gabinete de Maxaranguape)
13.       Sophie Maria Soen – comercial do Chalet Suisse Hotel
14.       Luca Casalegnole – hoteleiro / diretor do Praia Bonita Resort)
15.       Ruy Gaspar – hoteleiro / diretor do Ocean Palace Beach Resort & Bungalows
16.       Ana Paula Vieira - gerente comercial do Ocean Palace Beach Resort & Bungalows
17.       Miriam Silva - departamento comercial do Ocean Palace Beach Resort & Bungalows