Empresa dá dicas de economia para minimizar os efeitos da tarifa vermelha nas contas de julho e do aumento do consumo de energa em casa
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou no dia 29 de junho que a bandeira tarifária para o mês de julho permanecerá vermelha (patamar 2) com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A repetição da “sinalização”, segundo a Aneel, deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
A Cosern lembra que julho também é o período de permanência das crianças em casa por causa das férias escolares - o que demanda mais eletrodomésticos ligados e um possível consumo maior de energia.
A seguir, uma série de dicas para ajudar a consumir energia de forma consciente e contribuir para redução do valor da conta de energia no final do mês:
ü Estabeleça horários para uso de eletroeletrônicos:
Controlar o uso exagerado de eletroeletrônicos como televisão, videogames e computadores é um dos principais desafios encontrados pelos adultos durante o período. Estabelecer limites de horários para a utilização dos equipamentos e estimular a realizar atividades físicas, além de fazer bem para a saúde da criançada, traz benefícios para o bolso dos pais ou responsáveis. Do mesmo modo, leituras em dispositivos eletrônicos podem ser substituídas pelos tradicionais livros, revistas e jornais.
ü Controle o uso do ar-condicionado:
No mês de férias, é natural esticar o sono e dormir até mais tarde. Por isso, é preciso ficar atento ao uso prolongado do ar-condicionado. A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. Já que julho, em geral, apresenta dias menos calorentos, a orientação é ajustar a temperatura do equipamento para cerca de 23°C e intercalar com ventiladores. É importante promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.
ü Atente para o uso dos equipamentos da cozinha e área de serviço:
Os cuidados para evitar o desperdício de energia devem se estender até a cozinha. A presença de crianças em casa, geralmente, aumenta o abre e fecha da geladeira e do uso de aparelhos como micro-ondas. Nesses casos, o ideal é que os equipamentos sejam sempre manuseados por adultos e, de preferência, de forma moderada. A quantidade de roupas sujas pode aumentar no período. Por isso, é importante ficar atento e utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima estabelecida pelo fabricante, reduzindo o número de vezes em que o equipamento é ligado. O ferro de passar também deve ser utilizado com inteligência. Quando estiver esquentando ou esfriando, é o momento ideal para passar as roupas mais leves.
ü Evite aparelhos e lâmpadas ligados ininterruptamente:
Nos demais ambientes, a recomendação é desligar as luzes e aparelhos que não estiverem sendo utilizados. Duas TVs ligadas em uma mesma programação é energia que está sendo desperdiçada. Já na hora do banho, embora o período seja de “inverno”, a dica é colocar a chave sempre no modo verão. Nessa posição, a água vai esquentar sem gastar tanta energia.
ü Dê preferência a equipamentos eficientes:
Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Cosern aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.