Aécio Neves se torna réu no STF


O STF aceitou a denúncia contra o senador Aécio Neves pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça nesta terça-feira, 17.

A denúncia foi aceita por unanimidade pela Primeira Turma do Tribunal, composta pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator do caso), Luís Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Morais.

Aécio Neves é acusado de pedir e receber R$ 2 milhões em propina, em dinheiro, de Joesley Batista, do grupo J&F, além de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato. A defesa do senador, porém, afirma que o dinheiro seria um empréstimo para o pagamento de advogados.

Em artigo publicado na última segunda-feira, 16, no jornal Folha de São Paulo, Aécio diz que foi “ingênuo”, mas que não teria cometido “nenhuma ilegalidade”. Em 2017, o senador tucano já havia lamentado por sua “ingenuidade” em outro artigo publicado na Folha.

“Fui ingênuo, cometi erros e me penitencio diariamente por eles. Mas não cometi nenhuma ilegalidade. Por isso, não esmoreço. Em nome da minha história, da minha família e de todos aqueles que confiaram a mim a esperança de uma Minas Gerais e de um Brasil melhor, sigo em frente, porque sei que a verdade vai prevalecer”, afirmou o senador em seu artigo.