Campanha de prevenção à hanseníase, verminoses e tracoma tem início nesta segunda-feira (5) no RN
Nas duas próximas semanas do mês de março, nove municípios da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) – com sede em Pau dos Ferros - irão receber as atividades da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. O objetivo é esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger das doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. O público-alvo serão os estudantes de 5 a 14 anos de idade matriculados no ensino público.
De 05 a 16 de março os municípios de Alexandria, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Marcelino Vieira, Olho D’água dos Borges, Patu, São Miguel, Umarizal e Viçosa receberão as ações da campanha. Na Região Metropolitana de Natal, o município de Macaíba inicia suas atividades em 26 de março e segue até o dia 29/03. Em Natal, a campanha vai de 23 a 27 de abril, em 13 escolas.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá monitorar e dar o suporte técnico a todos os 55 municípios do Rio Grande do Norte que aderiram à Campanha - que encerra suas ações no mês de junho.
De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia no ambiente escolar, já utilizada e comprovada internacionalmente, reduz os custos do tratamento e potencializa os resultados da intervenção, porque proporciona a oportunidade de alcançar o maior número de escolares, em razão da agregação de crianças e adolescentes nesse ambiente.
Para detectar casos de hanseníase será utilizada a ficha de autoimagem, a qual os estudantes levarão para casa para ser preenchida pelos pais ou responsáveis e devolverem à escola. Após triagem, os casos com lesões suspeitas serão encaminhados às unidades de saúde dos municípios para avaliação e tratamento, em caso de confirmação diagnóstica.
Para o tracoma, os alunos serão submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais capacitados e os casos positivos e seus contatos domiciliares, encaminhados para tratamento. Para profilaxia das verminoses será administrado o medicamento Albendazol 400mg em dose única, já utilizado em diversos países, e que tem se mostrado eficaz, com efeitos colaterais raros e sem gravidade.