Prefeitura de Extremoz realiza ações de combate ao abuso e exploração de menores


A Prefeitura de Extremoz irá realizar a partir da próxima segunda-feira (15) uma semana de ações preventivas de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. A ação ocorre na semana em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), instituído pela Lei Federal 9.970/2000.

Intitulada “É tempo de Proteger!”, a ação contará com oficinas para professores da rede pública do município; palestra educativa com agentes de saúde e uma Blitz Educativa na entrada da cidade. Na blitz serão distribuídas lixeiras para automóveis, adesivos da campanha e folders informativos.

O trabalho é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e conta ainda com o apoio das secretarias de Saúde e de Educação do município.

História

A data 18 de maio lembra a sociedade brasileira a barbaridade ocorrida a uma menina chamada Araceli Cabrera Sanches, em 18 de maio de 1973, no Estado do Espírito Santo. Na época com oito anos de idade, Araceli foi sequestrada, dopada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira por garantir os direitos de todas as suas crianças e adolescentes, conforme prevê o artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma de lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.
 
Programação

> 15, 16 e 19 de maio: Oficinas com os professores da rede pública do município;
> 17 de maio: Mesa Redonda para os Agentes de Saúde e Conselho Tutelar do município;
> 18 de maio: Blitz Educativa na entrada da cidade (distribuição de lixeirinhas e adesivos da campanha para carro, além de folders informativos)