PMDB, PSDB e PT lideram lista de investigados no Senado


Dos 81 senadores que compõem o Senado, 44 são alvos de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). Mais da metade das investigações são referentes a parlamentares dos principais partidos do país. Os dados são de um levantamento publicado no site Congresso em Foco.
Segundo o levantamento, o PMDB lidera o ranking. Dos 22 senadores peemedebistas, 11 respondem a inquéritos (investigação preliminar que pode resultar em processo) ou ações penais (processos que podem culminar em condenação) no STF.
Entre eles, está o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Marta Suplicy (PMDB-SP), Edson Lobão (PMDB-MA) e Kátia Abreu (PMDB-TO).
Em segundo lugar no ranking, está o PSDB. Dos 11 senadores do partido no Senado, sete são alvos de investigação no STF. Todos os tucanos investigados são suspeitos de participar no esquema de corrupção da Petrobras ou de receber verba de origem ilícita de empreiteiros. Somente Aécio Neves (PMDB-MG), presidente do partido, responde a sete inquéritos no tribunal.
O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) também é investigado pelo STF, mas ficou fora da lista. Isso porque ele está licenciado do cargo de senador, pois atualmente ocupa o Ministério de Relações Exteriores.
Em terceiro lugar na lista vem o PT. Dos nove senadores petistas, cinco são alvos de investigação no STF, sendo quatro delas referentes à Operação Lava Jato. Entre os petistas investigados está Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Empatados em quarto lugar na lista estão os partidos PP e PSB, cada um com quatro senadores investigados. Um dos investigados do PP, Ivo Cassol (PP-RO), já foi condenado a cinco anos de prisão pelo STF pelo crime de fraude em licitação. Porém, ele continua exercendo o mandato graças a um recurso ainda pendente de análise no tribunal.
Além disso, o PP também contabiliza um senador investigado não incluído na lista por estar licenciado. Trata-se de Blairo Maggi (PP-MT), que atualmente ocupa o Ministério da Agricultura.
Em seguida na lista vem, o PR (com três senadores investigados), o DEM e o PSD, ambos com dois senadores investigados, PDT, PTC, Rede, PCdoB e PTB, estes últimos com um investigado cada.
Dos 17 partidos do Senado, apenas quatro não têm nenhum integrante investigado pelo STF, cada um deles com um representante: PPS, de Cristovam Buarque (PPS-DF); do PRB, de Eduardo Lopes (PRB-RJ); o PSC, de Pedro Chaves (PSC-MS), e o PV, de Alvaro Dias (PV-PR).