Falta de vagas e redução de auxiliares em creches serão discutidas em audiência pública


Os desafios da Educação Infantil serão discutidos durante audiência pública a ser realizada na próxima terça-feira (28), às 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Natal. A audiência, promovida pela vereadora Professora Eleika, também marcará o lançamento do novo projeto do mandato da parlamentar, o “Meu Cantinho da Leitura”, a ser executado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da capital com recursos financeiros provenientes da doação de salário da vereadora.

Dentre as dificuldades encontradas nos CMEIs de Natal estão inclusas a falta de vagas para crianças em idade de creche (0 a 3 anos) e a redução no número de auxiliares da Educação Infantil, além de outras questões pertinentes ao tema e que serão abordadas pelos profissionais e pais convidados.

NOVO PROJETO

A ser lançado durante a audiência pública, o projeto “Meu Cantinho da Leitura” tem o objetivo de estimular o gosto pela leitura nas crianças, de forma a representar um passo importante para o fortalecimento de uma política de promoção à leitura nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Com isso, espera-se qualificar as práticas de promoção à leitura nos Centros, democratizando o acesso aos livros na biblioteca ou na sala de leitura.

O ‘Meu Cantinho da Leitura’ contemplará os 74 CMEIs existentes nas quatro regiões administrativas de Natal com um kit composto por uma estante de plástico, 12 livros, três almofadas, um tapete de EVA e um mural de cortiça. Ao todo, mais de 11 mil crianças serão beneficiadas.

Desenvolvido por meio de recursos financeiros doados pela Professora Eleika enquanto parlamentar, o projeto será executado gradativamente, sendo realizadas duas etapas por ano até 2020. A cada uma delas, 10 CMEIs serão beneficiados. Na ocasião da audiência, os cinco primeiros CMEIs contemplados serão: Profª Maria da Piedade de Melo e Silva (norte), Profª Maria das Graças Mota (norte), Santa Cecília (norte), Profª Francisca Célia M. de Souza (norte) e Maria Eulália Gomes da Silva (leste).