Rafael Motta quer recursos federais para sistema prisional do RN


Diante da crise no sistema prisional do País, o deputado federal Rafael Motta (PSB) utilizou suas redes sociais para cobrar, mais uma vez, a liberação de recursos federais do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para o Rio Grande do Norte. No ano passado, o parlamentar já havia feito uma indicação (espécie de requerimento na Câmara dos Deputados), para que o Governo Federal liberasse verbas e ajudasse a reduzir a crise local do sistema.
“Em agosto de 2016, diante da crise nos presídios do RN, fizemos um pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados e um requerimento para que o Governo Federal liberasse recursos para o sistema prisional do Estado. Por isso, com o anúncio feito pelo Ministério da Justiça de abertura dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), esperamos que o RN seja um dos contemplados com a verba federal e consiga reduzir a crise que ainda persiste na segurança pública potiguar”, afirmou o parlamentar.
No ano passado, o Rio Grande do Norte vivenciou um momento grave de crise, com rebeliões em presídios, fugas e ataques na capital e no interior. Foi necessário, inclusive, o envio de tropas federais do Exército para garantir a segurança nas ruas. Enquanto isso, o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) acumulava mais de R$ 2 bilhões em caixa.