Escolas públicas com maiores médias no IDEB serão homenageadas na próxima terça (13)


Com o objetivo de homenagear e valorizar as escolas públicas, estaduais ou municipais, localizadas no município de Natal, que apresentarem as cinco melhores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi instituído o ‘Troféu Paulo Freire’, por meio de Decreto Legislativo nº 1314/2016, de autoria da vereadora Professora Eleika. A primeira edição do prêmio a ser entregue pela Câmara Municipal de Natal será realizada em sessão solene na próxima terça-feira (13), às 19h, no Plenário da Casa Legislativa.

Na ocasião, serão homenageadas a Escola Municipal Antônio Campos (1º lugar – IDEB), Escola Estadual Laboratório Pres. Kennedy (2º lugar – IDEB), Escola Estadual Hesésippo Reis (3º lugar – IDEB), Escola Estadual Joaquim Torres (4º lugar – IDEB), Escola Estadual Berilo Wanderley (5º lugar – IDEB), Escola Municipal Lourdes Godeiro (5º lugar – IDEB). A premiação acontecerá de dois em dois anos para as instituições de ensino das redes municipal e estadual, localizadas na capital potiguar.

Para a parlamentar autora da homenagem, esta é uma forma de estimular a comunidade escolar e valorizar os bons exemplos na educação pública. “No momento em que temos resultados tão sofríveis como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) – avaliação feita em 70 países com jovens entre 15 e 16 anos, em que o Brasil caiu e está entre os oito piores lugares, precisamos incentivar quem está fazendo um bom trabalho”, explica a vereadora Professora Eleika.

PAULO FREIRE

Paulo Reglus Neves Freire, ou somente Paulo Freire, nasceu em 19 de setembro de 1921, em Recife/PE. Foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia Mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da Unesco de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei Federal nº 12.612, que declarou o educador Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira.