Estudo aponta que cada R$ 1 em publicidade gera R$ 10,7 na economia
Estudo recente divulgado pela Associação Brasileira de Publicidade (Abap) sobre o impacto da atividade na economia do país, aponta que cada R$ 1 investido em publicidade gera, em média, um retorno de R$ 10,69. O estudo mostra ainda que a cada variação de 1% no investimento publicitário desencadeia variação de 0,07% no produto Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
Em valores, o impacto calculado no conjunto da economia brasileira seria de R$ 358 bilhões. O estudo usou o modelo já aplicado pela Deloite no Reino Unido, usando como base de cálculo os R$ 33,5 bilhões aferidos pelo Projeto Inter-Meios em 2014.
A publicação da Abap que apresenta o estudo está sendo distribuída ao mercado nesta semana, e ressalta que “a publicidade movimenta o mercado, suporta a independência e a pluralidade dos meios de comunicação e assegura o direito de escolha dos consumidores”. Defende ainda que a atividade “promove e incentiva a diferenciação pela inovação”, “incentiva a competição pela qualidade e preço” e “gera muitos empregos”. Seriam 650 mil pessoas empregadas nas empresas direta ou indiretamente dependentes da publicidade, desde agências até empresas de mídia e pesquisas.
portalnoar.com