Natal debate Previdência Complementar


O aumento da expectativa de vida do brasileiro e o nítido envelhecimento da população são alguns dos fatores que têm trazido a temática da previdência para as rodas de conversa. Neste contexto estão inseridos os mais de 300 Fundos de Pensão* que atendem a uma população de 7,1 milhões de brasileiros e movimentam um patrimônio em torno de R$ 700 bilhões (dados de janeiro de 2016). Várias questões pertinentes a esta área serão discutidas em Natal, durante dois dos mais importantes eventos do segmento no Brasil, o XXI Epinne (Encontro dos Profissionais de Investimentos do Norte e Nordeste) e o XIX EPB (Encontro dos Profissionais de Benefícios dos Fundos de Pensão do Nordeste e Centro-Norte). Os encontros ocorrerão nos dias 9 e 10 de junho, no Hotel Sehrs.
“Os desafios de um novo marco regulatório e a busca pela eficiência na gestão dos fundos de pensão” será o tema dos eventos, que pela primeira vez acontecem na mesma data. Com expectativa de 300 participantes de mais de 50 fundações diferentes, o evento unirá, no primeiro dia, os dois públicos discutindo temas em comum. No segundo dia, os participantes se dividirão em auditórios distintos para discutirem temas específicos de cada área.
Nomes importantes da previdência brasileira estarão presentes, como José Roberto Ferreira, diretor-superintendente da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, que tem a finalidade de fiscalizar os Fundos de Pensão. José Edson Cunha, secretário de Políticas de Previdência Complementar;  José Ribeiro Neto, presidente da ABRAPP (Associação Brasileira dos Fundos de Pensão), Devanir Silva, superitendente da ABRAPP,  dentre outros.
Os encontros também contarão com as análises do cientista político Cristiano Noronha, que abordará a “Conjuntura política brasileira”.  O economista Carlos Hilsdorf, que é especialista em comportamento humano, ministrará a palestra motivacional “Construindo a melhor versão do futuro” e, no último dia, o administrador potiguar Fred Alecrim fará a palestra “Movimentação: Como afastar a mesmice e melhorar seus resultados na comunicação”.
Na oportunidade, também será lançado o livro "PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: Estudos em homenagem aos 15 anos da Legislação Federal", elaborado por diversos autores e coordenado por Adacir Reis, advogado especialista em previdência complementar.
* Fundos de Pensão (ou Fundações) - são entidades fechadas de previdência, organizadas por empresas ou grupos de empresas, com o propósito de realizar investimentos que garantirão uma complementação da aposentadoria aos empregados que aderirem aos planos previdenciários

Dicas de entrevista:
Assunto: Fundos de pensão - como garantir uma aposentadoria tranquila?
- José Roberto Ferreira (Diretor-Superintendente da Previc)
- Devanir da Silva - Superintendente Geral da ABRAPP
- José Ribeiro Neto - Presidente da ABRAPP 
- José Edson Cunha - Secretário de Políticas de Previdência Complementar