Anatel lança aplicativo para receber reclamações por tablets e celulares
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou hoje
(26) o aplicativo Anatel Consumidor para tablets e celulares, que vai permitir
o registro de reclamações e consultas sobre o andamento das solicitações feitas
à agência. O objetivo da Anatel é aproximar o consumidor da agência e
fortalecer sua autonomia na hora de reclamar dos serviços de telecomunicações.
Segundo o presidente da Anatel, João Rezende, 67% das
solicitações ainda são feitas por telefone, no call center, e 37% são pelo Fale
Conosco na internet. “A ferramenta traz uma série de vantagens. Nossa intenção
é substituir essas reclamações, feitas pelo canal tradicional [telefone], pelas
feitas na internet”, disse João, explicando que a Anatel também espera uma
economia de custos com a mudança.
O presidente da agência explica que as reclamações feitas
pelo aplicativo terão o mesmo atendimento que as dos outros canais, que devem
ser resolvidas em até cinco dias úteis pelas empresas questionadas. Rezende
lembra que a Anatel não é o primeiro recurso do consumidor para tentar
solucionar seu problema: ele deve antes procurar a empresa que prestou o
serviço.
Para registrar uma reclamação na Anatel, por qualquer um dos
canais de atendimento, é necessário informar o protocolo do atendimento na
empresa, comprovando que o consumidor buscou uma solução com o prestador do
serviço.
Segundo a superintendente de Relações com Consumidores da
Anatel, Elisa Leonel, o call center tem limitações para o atendimento, que é
feito apenas das 8h às 20h, com 700 atendentes, e custa de R$ 2,5 a R$ 3
milhões para a Anatel. Para Elisa, a preocupação é racionalizar os canais de
atendimento. “Com o aplicativo queremos dar ferramentas mais rápidas e que não
se dependa de um atendimento humano para a interpretação do problema. Agora o
próprio cliente redige o que quer e do jeito que quer”, explicou.
Elisa conta que 50% das solicitações feitas à Anatel são
reclamações, o restante diz respeito a pedidos de informações e sugestões para
a agência. Segundo ela, os quatro maiores motivos de reclamações em 2014 foram
cobrança indevida, qualidade do serviço e assistência técnica, problemas para
cancelar o serviço e problemas relacionados ao próprio atendimento na empresa.
Além de melhorar a comunicação com o usuário, o Anatel
Consumidor também disponibiliza informações sobre direitos dos consumidores dos
serviços de telecomunicações. O aplicativo está disponível para os sistemas
operacionais Android, IOS e Windows Phone.
A Anatel também tem o aplicativo Anatel Serviço Móvel, que
disponibiliza informações sobre a prestação do serviço móvel em cada município
do país.