COMUNICADO AOS ESTUDANTES DE NATAL: ADQUIRA SUA IDENTIDADE ESTUDANTIL ELETRÔNICA- IEE GRATUITA JÁ!


Essa luta em manter  uma carteira gratuitamente aos estudantes de Natal já é muito antiga.Tudo começou  com as  mobilizações, onde milhares de secundaristas foram as ruas contra as fraudes e comercio de carteiras.

Foi nos anos de 1990 à 1992, quando  a UMES - União Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Natal,  conquistou pela primeira vez, a tão sonhada gratuidade, junto à Prefeitura da capital.

Só em 1992 foram 200 mil carteiras distribuídas  aos estudantes de Natal, totalmente gratuitas. Depois disso, outras lideranças novas que assumiram o movimento estudantil preferiram cobrar uma taxa  pelas carteiras como forma de manterem as despesas das entidades com a s lutas dos estudantes.
Nada contra as entidades que fazem carteiras pagas, a escolha é livre e democrática. Paga quem quer.

O Retorno da IEE gratuita foi possível novamente devido as mobilizações feitas pelos estudantes liderados pela UNE e pela UBES, que  em 2011, foram para frente da prefeitura do Natal e mais uma vez conquistaram esse grande benefício aos estudantes  que deixaram de pagar 15 ou 20 reais, por cada carteira. Isso representa uma economia  nos bolsos dos  nossos estudantes  da capital, cerca de 2 milhões de reais  todos os anos, graças as entidades   UNE/UBES, prefeitura do Natal e  com a parceria do  Natalcard que mantém a renovação dos selos gratuitamente todos os anos através da transparência e tecnologia eletrônica. 

A IEE gratuita 2015 com o selo renovado da UNE e UBES,  garante  a meia  aos estudantes de Natal em transportes coletivos, cinemas, teatros, estádios de futebol  e eventos culturais. 
Para o estudante obtê-la basta estar regularmente  matriculado  em 2015 e a instituição de ensino  em que ele estuda  realize o procedimento de confirmação da matricula do aluno no site do portal  do estudante:  https://www.portaldoestudantenatal.com.br