Pesquisa revela que no Brasil há 14 milhões de analfabetos

Apesar de ser uma das maiores economias do mundo, o Brasil ainda convive com problemas típicos de países pobres. Um deles é o analfabetismo. Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira revela que 14 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever.

O levantamento foi divulgado pelo IPEA, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, e revela que o número de analfabetos com 15 anos ou mais caiu 7% no Brasil. O nordeste teve a maior queda e está com 8,2% menos analfabetos que em 2004.
No norte a surpresa foi o Amapá, que reduziu o número em mais da metade. Hoje tem a menor taxa do Brasil. Mas em quatro anos, cinco Estados brasileiros tiveram piora no índice: Mato Grosso, Santa Catarina, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Mais do que combater o analfabetismo, o grande desafio do Brasil é acabar com o analfabetismo funcional, que atinge mais de 15,5 milhões de brasileiros com até quatro anos de estudo. Isso sem contar quem não aparece nas estatísticas. Pessoas com o maior grau de escolaridade, mas não consegue ler, escrever ou interpretar um texto.
É o caso do deputado federal eleito Francisco Everardo, o Tiririca. Em um teste feito pela Justiça Eleitoral, ele acertou apenas duas entre dez palavras de um ditado. E na prova de leitura, cometeu vários erros.
Para reduzir esse tipo de analfabetismo, especialistas apontam um caminho: melhorar a qualidade da educação brasileira. Fontw: Jornal da Band