SBPC terá abertura com shows de Zeca Baleiro e Lia de Itamaracá

A 62ª Reunião Anual da SBPC, em Natal, na UFRN, terá abertura com um show do cantor maranhense Zeca Baleiro e da pernambucana Lia de Itamaracá. O evento acontecerá neste domingo (25), a partir das 21h.


O show será realizado no anfiteatro da Praça Cívica da própria universidade, com entrada gratuita.

Zeca Baleiro
Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Foi morar em São Paulo, onde dividia um apartamento com seu parceiro musical Chico César. Apesar de sua carreira musical já existir 12 anos antes de gravar seu primeiro disco em 1997, seu salto para a fama foi em sua participação no Acústico MTV de Gal Costa com a canção "A Flor da Pele", no qual alcançou projeção nacional. Nos anos seguintes gravou mais cinco discos com participação de outros cantores do Brasil, muitos dos quais são seus parceiros em composições como: Chico César, Rita Ribeiro, Lobão, O Teatro Mágico, Arnaldo Antunes, Zé Geraldo, Paulinho Moska, Lenine, Fagner, Zeca Pagodinho e Zé Ramalho. Sua música deriva de muitos ritmos tradicionais brasileiros: samba, pagode, baião com elementos do rock, pop e música eletrônica. Além disso, o artista tem um modo muito particular de tocar violão. Suas letras contêm, de forma inteligente, humor e poesia.

Lia de Itamaracá
Lia sempre morou na Ilha de Itamaracá e ainda criança começou a participar de rodas de ciranda. É considerada a mais famosa cirandeira do Brasil. Trabalha como merendeira em uma escola pública da ilha.
Ficou conhecida por Lia nos anos 1960, depois que Teca Calazans, incorporando versos cantados pela cirandeira, acrescentou:

"Esta ciranda quem me deu foi Lia,
que mora na Ilha de Itamaracá".

Gravou seu primeiro disco em 1977, intitulado “A rainha da ciranda”. Em 1998 participou do Abril pro Rock, o que a fez ser famosa nacionalmente. Gravou “Eu sou Lia” em 2000, que foi distribuído também na França.