Lojistas debatem planejamento e impactos da Copa de 2014

Uma plataforma de Tecnologia da Informação robusta durante a Copa de 2014 é uma das principais preocupações da Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL), que realiza no dia 15 de julho, no hotel Pirâmide (Via Costeira), um seminário para debater o planejamento e as principais necessidades do mundial de futebol. Natal é a primeira cidade-sede dos jogos a receber o evento.

Segundo o diretor do Seminário Copa 2014, Marcelo Castro, a CNDL consolidou, durante um ano, estudos de várias instituições, entre elas a Polícia Federal, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) com o objetivo de listar os principais “alertas” para o bom andamento do mundial.
Sem mencionar quais são, Castro diz que estudos vieram de 20 grandes cidades brasileiras. Em uma visão macro, ele cita que é fundamental a rede de internet suportar o grande aumento do fluxo de informações em um evento como a Copa do Mundo. “Isso já não acontece hoje, comno foi o caso de uma operadora de cartão de crédito no Natal do ano passado. Imagine no ano passado”, diz.
Os pontos críticos citados por Castro foram a entrada no Brasil de mais de um milhão de cartões de crédito internacionais; o confronto entre novas tecnologias estrangeiras com as locais; o fato de empresas e instituições serem alvo de hackers, já que há, no mundo, um aumento significativo de crimes cibernéticos; a criação de “Vilas de Mídia”, com capacidade de um terabyte e a modernização dos portos, que receberão cruzeiros de grande porte, como o Costa Mágica, com capacidade de 3.600 pessoas, e o Zenith (seis mil pessoas).
“Nossos portos vão se transformar em mini-shoppings, logo é importante o planejamento de como eles irão crescer e como a tecnologia deve absorver essa quantidade de pessoas. De uma maneira geral, não temos uma estrutura adequada de caixas eletrônicos no Brasil, além de criar uma cultura de câmbio monetário. Se eu quiser trocar uma nota de 100 euros, eu faço isso rápido?”, questiona Castro.
Os seminários também servirão para que um Guia de Referência seja preparado por um grupo de especialistas, com a participação de entidades e empresas convidadas para contribuir na redação final. A ideia é criar um caderno de recomendações no formato de check-list de base tecnológica para auxiliar nos preparativos.
O diretor da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Marcelo Rosado, que trouxe o seminário para Natal, diz que o principal interesse é começar a envolver mais a sociedade com o evento. “Quando cada cidadão toma o evento como seu e está a par das principais implicações da Copa, pensamos que tudo vai transcorrer de uma forma mais fluida”, diz Rosado.
O secretário estadual da Copa, Fernando Fernandes, que esteve recentemente no mundial da África do Sul, assegura que Natal está no mesmas condições de receber o evento que cidades como Pretoria, Durban, Johannesburg e Cape Town. “Vamos intensificar programas de capacitação e de comunicação visual, para que o turista chegue e saia bem da cidade. Para isso, vamos nos empenhar no ensino de idiomas”, diz Fernandes.

Serviço: Seminário Copa 2014 (Sujeito a atualizações)
Quando: 15 de julho
Onde: Hotel Pirâmide

Fonte:www.portalmercadoaberto.com.b