Fim de semana agitado para o deputado Robinson Faria

Foto-Málio Forte


Macaíba

No domingo (23/05) o deputado Robinson Faria seguiu em companhia da Senadora Rosalba Ciarlini, do Senador Garibaldi Filho e dos deputados Fábio Faria e Ricardo Motta, para a festa de aniversário da Ex-Secretária de Saúde de Macaíba, Dra. Edderlinda Dias. Robinson foi recepcionado pelo ex-prefeito de Macaíba, Fernando Cunha.
"A Saúde foi prioridade na gestão do Prefeito Fernando Cunha, o povo sabe disso. Como gestora da Saúde, Edderlinda foi uma importante parceira do município", declarou Robinson em discurso.

Entrevista
Na manhã do Sábado Robinson Faria concedeu uma longa entrevista ao programa CBN Debate com os jornalistas Cristina Vidal e Franklin Martins. Participaram também do programa os jornalistas Ricardo Rosado, Virgínia Coelli, Allan Darlyson e (como é o nome do jornalista de política do Jornal de Hoje?).

A seguir um resumo dos principais momentos:
Questionado acerca de uma eventual decepção diante da não candidatura ao governo, Robinson foi enfático: “não posso desafiar o tempo. Eu me preparei para ser Governador. Estudei, viajei, conheci de perto projetos que fizeram a diferença em seus Estados e cidades. Não me sinto frustrado. Trabalhando sozinho alcancei o que alcancei. Mas não posso desafiar o destino.”

Sobre a eventual cooptação de lideranças políticas pelo Governo:
“Eleição não se ganha com convênios. Eu tenho uma visão mais moderna sobre este assunto. Ninguém subestime a sabedoria popular. Não imaginem que o prefeito que sai sorrindo do gabinete vai votar em quem promete.”

Sobre a votação da mensagem do remanejamento de recursos:
"Não vou perder a serenidade um só instante. Vou seguir o regimento à risca. Há uma guerra da informação. O Governo coloca argumentos falsos para a sociedade quando se comunica. No caso da mensagem de mobilidade urbana, que o Governo chamou de mensagem da Copa, foi dito que se a Assembléia não aprovasse a mensagem o Estado perderia a Copa. Sou um presidente plural. Eu vou defender sempre as prerrogativas do nosso Poder. A Assembléia reduziu de 20% para 5% a possibilidade de remanejamento no Governo Wilma. Eu era aliado e tinha tudo pra agradar a Wilma, mas mantive a minha coerência e bom senso."

Perguntado sobre a possibilidade do Governo do Estado ingressar com uma medida judicial para solucionar o impasse, respondeu:
“Eles podem anunciar um milhão de vezes que vão bater na porta do judiciário. Esta atitude não vai nos emparedar. Se a Justiça conceder tal medida é melhor fechar a Assembléia seria melhor governar o governador e o TJ. O governo estava mal acostumado. Nunca partidarizei a presidência.”

Qual será a solução para o impasse do remanejamento?
"Com relação a mensagem há uma intenção dos deputados em votar separadamente. Primeiro tudo o que for de salário. Depois o custeio da máquina. Agora, todos estão trabalhando em cima de duas Comissões (Constituição e Finanças), mas e a comissão de administração? E a de desenvolvimento social? Se formos levar pra este campo, fica imprevisível, mas ninguém tem interesse em paralisar o Governo. Se formos convencidos disso, vamos votar."

Qual a avaliação geral que o senhor faz do Governo Wilma?
"O primeiro foi bom. Foi empreendedor, inovador, na parte da segurança, com Claúdio Santos...obras estruturantes e também no campo social. É tanto que foi reeleito. A maior legitimidade da aprovação foi a reeleição.

No segundo houve um fracionamento da liderança. Eu acho que o governo se desarrumou. Não quero taxar Wilma como uma gestora incompetente. Ela não é, mas no segundo Governo ela foi refém dos atores políticos. Um governo sem rumo."

Sobre a eleição do dep. Fábio e o apoio de Iberê:
"Em 2006 Iberê cumpriu a palavra. No Trairi ele teve um papel importante."

Voto pra Presidente da República
"A minha intenção é votar em Dilma, até porque o meu partido faz parte da base do Governo e Fábio é líder do partido na Câmara. A não ser que ela não queira."

Tibau do Sul
Terminada a entrevista Robinson seguiu para Tibau do Sul, onde foi recebido por centena de pessoas, que o aguardavam para celebrar a festa do dia das mães, organizada pelo ex-Prefeito da cidade, Modesto.