Funcarte confirma João Ubaldo, Carlos Reis e Agualusa

O tão esperado encontro literário, promovido pela Fundação Capitania das Artes em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA finalmente vai acontecer. Será o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal, pelo menos é o que afirma a Fundação. A data e o local do evento já foram divulgados: 28, 29 e 30 de abril, no Teatro Alberto Maranhão. O que não ficou definido ainda foi quem vai participar.
Em material divulgado à imprensa ontem pela manhã, a Fundação confirmou a presença de vários nomes, entre eles o do escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, do moçambicano Mia Couto, dentre tantos outros excelentes nomes da literatura de língua portuguesa.

Contatada pela reportagem do VIVER por telefone, a assessoria da Funcarte afirmou que o escritor Mia Couto não mais participaria do evento, por razões desconhecidas, bem como que alguns escritores e jornalistas convidados também correm o risco de não terem suas participações confirmadas no evento. O orçamento do evento também não foi divulgado.
A informação da assessoria é de que realmente só estão confirmadas as participações dos escritores, que proferirão as três conferências principais: o brasileiro João Ubaldo Ribeiro, o angolano José Eduardo Agualusa e o português Carlos Reis.
O encontro literário será dividido em três eixos temáticos, que serão distribuídos durante os três dias do evento. O primeiro deles será apresentado durante a conferência do português Carlos Reis, professor catedráticona Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Carlos Reis falará sobre “Literatura Lusófonas: elo entre continentes e culturas”.

No segundo dia do evento João Ubaldo Ribeiro, jornalista, escritor, roteirista e membro da Academia Brasileira de Letras – ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa – conduzirá a conferência “Cosmopolismo, expressões populares e globalização”. No último dia do evento, o influente e versátil escritor angolano José Eduardo Agualusa encerrará as discussões literárias, levando para o público o tema “Os desafios das novas tecnologias na literatura”. Alguns dos livros de Eduardo Agualusa estão traduzidos para mais de vinte idiomas. Ele Também escreveu várias peças de teatro, entre elas “Geração W”, “Chovem amores na Rua do Matador”, juntamente com Mia Couto.
O encontro literário promovido pela Funcarte é uma repaginação do Encontro Natalense de Escritores, ENE que durante quatro anos promoveu discussões acerca da literatura nacional e potiguar, além de proporcionar ao público momentos inesquecíveis como o Show de Zeca Baleiro na segunda edição e a do escritor catarinense Cristóvão Tezza no último encontro.
A continuidade do ENE havia sido confirmada pelo ex-presidente da Funcarte, o artista plástico César Revoredo, exonerado do cargo em outubro do ano passado. Antes de deixar a Funcarte, o artista fez alguns encaminhamentos para a realização do encontro literário, que passaria a ser chamado ELE – Encontro Lusófono de Escritores. O ELE deveria ter sido realizado em novembro do ano passado, mas foi adiado para março deste ano e extinto antes do período proposto. Fonte: Tribuna do Norte